sábado, agosto 18, 2001

 
(((Distância da Educação)))

Minha páscoa me rendeu uma ótima história sobre Educação e Internet.
Há algumas semanas eu batia papo com meu sobrinho de 8 anos sobre aulas, escola e provas. Ok, eu sei, estou ficando velho. Coisa mais chata falar sobre escola com alguém de 8 anos! Bom, o que interessa é que ele estava estudando os seres vivos, e a professora dele disse em aula que o maior ser vivo que existe é a Sequóia, a árvore.
Como sou internauta heavy user e viciado em cultura inútil, me lembrei de um artigo que li sobre um fungo enorme que foi descoberto e que desbancou a Sequóia do posto de maior ser vivo do planeta. Resolvi viver um momento de Tio Gelol (não basta ser tio, tem que participar...) e sugeri que ele levasse a matéria para a professora. Assim, ele seria participativo, pró-ativo em relação ao grupo, e demonstraria curiosidade e interesse nas aulas. E, é lógico, corria o risco de ganhar uns pontinhos a mais na nota, o que não vai mal.
Procurei o artigo por meia Internet até encontrá-lo. Consegui enviar em tempo hábil para meu sobrinho, que o imprimiu e levou para sua aula, animado.
Final do Flashback. Volta a cena para o almoço, sexta-feira santa. Enquanto aproveitava a oportunidade para encher a cara de bacalhau (Uma delícia. Dá-lhe Júlio), perguntei inocentemente sobre o artigo. Afinal de contas, não basta ser tio, tem que cobrar.
Qual não foi minha surpresa quando meu sobrinho me falou, meio acabrunhado, que a professora recebeu o artigo e não comentou nada.
- Mas nem um elogio? Nada?
Meu sobrinho fez um não com a cabeça baixa. De repente, ele levanta a cabeça, lembrando de alguma coisa. Todos ficamos na expectativa.
- A professora falou na classe que vai ter prova semana que vem. E que quando aparecer qual é o maior ser vivo, que não é para botar fungo. É para botar Sequóia.

Pois é. Enquanto nossos professores entenderem que o conhecimento é algo que se domina, que se detêm, dificilmente a história vai ser diferente. Mas sei que plantei na cabeça de meu sobrinho o elemento mais importante para que o conhecimento aconteça: A dúvida. E que o ajudei a aprender sobre a importância da pesquisa, da veracidade da informação, da atualização, da participação, da pró-atividade e de mais um monte de coisas que sua professora nem de longe sabe que existem. E eu nem percebi que estava fazendo Educação a Distância...

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?