sexta-feira, outubro 26, 2001
(((Barbeiro bota Bin Laden no divã e analisa tamanho da barba)))
Enviada por Ana T.
Quando um afegão está com uma navalha no seu pescoço, pode parecer meio arriscado perguntar sua opinião sobre Osama Bin Laden. Mas o barbeiro afegão Nazirullah, que trabalha em Peshawar (Paquistão) dá uma resposta tão rápida quanto sua navalha: "Osama é um líder e um lutador. Não precisa de luxo ou conforto. É um homem que pode viver uma vida dura durante um bom tempo. Não se importa com o resto".
Como Nazirullah sabe tanto sobre Osama? Pela barba. "Pode se dizer muita coisa de alguém a partir do crescimento de sua barba. Os cortes são diferentes por causa das tribos e de quem cada pessoa é. É importante", afirma ele na sua barbearia.
Ele corta cabelos e apara barbas há mais de três décadas, um ofício que aprendeu com o pai em Cabul. "Somos barbeiros há várias gerações", explica. "Mas as condições de vida do Afeganistão se tornaram muito más e decidi há alguns anos trazer minha família para cá, em busca de vida nova".
Barbas são para Nazirullah um instrumento de interpretação, como os sonhos eram para Freud. "Todos os afegãos têm uma barba. É muito importante. Você só pode raspá-la para comparecer a um funeral ou talvez para a primeira vez com sua mulher", diz ele. "Veja Osama: ele não se preocupa com a barba como um jovem. Ele a deixa crescer forte e natural. Ele também é grisalho, o que indica alguma sabedoria", afirma.
E a personalidade do mulá Omar, o discreto líder do Talibã, que nunca se deixou fotografar ou filmar? Após confabular um pouco com seus clientes, Nazirullah faz o diagnóstico: "Ouvi dizer que tem uma barba boa. Mas alguns dizem que cresce muito alta acima do nariz. E normalmente as pessoas religiosas preferem deixá-la abaixo do nariz"