sexta-feira, outubro 05, 2001
(((Orelhão transforma Vila Preguiça em Vila Fernando Henrique Cardoso)))
EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília
A Embratel está fazendo todos os esforços para cumprir o programa de antecipação de metas que vai permitir à empresa entrar no mercado de telefonia fixa no início do próximo ano.
Uma das exigências é a instalação de telefones públicos em localidades com mais de 300 habitantes, como a Vila Fernando Henrique Cardoso (extremo sul do estado do Amazonas), que até o mês passado se chamava Vila Preguiça e não tinham nenhum orelhão.
A mudança no nome da cidade ocorreu por conta da inauguração do telefone, o que foi feito com uma conversa entre o presidente da República e o prefeito de Humaitá (AM), Renato Pereira Gonçalves (PFL).
A Vila Fernando Henrique Cardoso é uma localidade que possui 450 habitantes e fica a 130 quilômetros de Humaitá. O telefone fixo mais próximo do local ficava em Roraima.
O telefone instalado pela empresa utiliza energia solar e infra-estrutura de comunicações por satélites, tendo em vista a impossibilidade de fornecimento de outra fonte de energia e da instalação de outro meio de comunicação.
Para instalar mais de 500 telefones públicos até agora, a Embratel teve de realizar um trabalho de levantamento dos locais onde os equipamentos deveriam ser instalados. A maioria é de difícil acesso, onde só é possível chegar de avião ou barco. Mais de 50% dos aparelhos estão localizados nos estados de Mato Grosso, Pará, Amazonas e Maranhão.