sábado, novembro 03, 2001

 

((( Brasileiro enfrenta Justiça para registrar filho como Osama bin Laden )))
Veja Online

Enviada por Ana T.

Quando Maria Aparecida Oliveira Soares deu à luz, em 8 de outubro, seu marido, Osvaldo, já tinha decidido o nome da criança. O menino, que nasceu com 3,2 quilos, se chamaria Osama bin Laden, uma homenagem ao terrorista mais procurado no mundo. Desde então, o casal briga na Justiça para registrar o filho. Na primeira audiência, ocorrida nesta quarta-feira, no Fórum de Embu (SP), juízes passaram uma hora tentando convencer Maria Aparecida e Osvaldo de que o nome poderá deixar a criança em situações constrangedoras. Mas, segundo reportagem publicada pelo Jornal da Tarde, os argumentos não foram suficientes.

Osvaldo, 46 anos, e Maria Aparecida, 36 anos, moram com os oito filhos em um barraco sem água encanada nem televisão, no meio do mato, no município de Embu. O pai contou aos juízes que a admiração pelo terrorista vem da época em que morou em Bagdá, onde trabalhou como operário de uma construtora brasileira, durante nove meses. "Gosto muito do Laden. Ele é uma pessoa boa e não esse terrorista que os americanos dizem."

Durante o período em que morou no Iraque, Osvaldo, que nasceu na Bahia, conheceu o Afeganistão e o Paquistão. Ele voltou ao Brasil no auge do conflito entre Irã e Iraque.

Argumentos - Durante a conversa que teve com os juizes, Osvaldo tentou desmontar os argumentos que impedem o registro do nome com base na Lei de Registros Públicos. Por admirar Laden, o baiano não acredita que a criança poderá enfrentar situações de constrangimento ou vexame. Para ele, seguindo este raciocínio, outros nomes também deveriam ser proibidos, como Fernando, por causa do seqüestrador Fernando Dutra Pinto, e Francisco, por causa do maníaco do parque.

"Não abro mão e vou recorrer a todas as instâncias", declarou. Se não conseguir, o casal decidiu registrar o menino como Mateus, mas já avisou que ele será chamado para sempre de Osama bin Laden Feliciano de Oliveira Soares. Osvaldo garantiu aos juizes que o nome será bem aceito em Bagdá, para onde a família pretende se mudar no próximo ano. "São uns árabes meus amigos que vão nos levar. Só posso garantir que não sou terrorista", declarou, sem dar detalhes sobre a viagem.

Saddam Hussein - Esta não é a primeira vez que Osvaldo e Maria Aparecida, que freqüentam as igrejas Católica e Evangélica, optam por um nome polêmico. O quinto filho, hoje com 8 anos, só escapou de se chamar Saddam Hussein porque o avô de Maria morreu perto do nascimento da criança. Em homenagem ao parente, eles resolveram batizar o menino de André. "Ainda brinquei que ele poderia escolher o nome do próximo filho."

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?