sexta-feira, maio 03, 2002
((( Arara é a principal testemunha em julgamento em Porto Rico )))
24 de abril de 2002
deu no Terra
Uma formosa arara faladora chamada Wilo pode decidir o futuro de um vendedor de aves exóticas acusado de roubar e depois vender o pássaro para seu dono original. O animal é a principal "testemunha" de William Burns, cônsul de Belize em San Juan e suposto dono original da ave.
Ele espera que, sob suas ordens, o animal emita palavras e sons que provem a uma juíza de Porto Rico que a ave que comprou é Wilo, que lhe tinha sido roubada há um ano.
Burns garante que viu Wilo quando visitou a Exotic Birds, loja que vende aves na capital porto-riquenha, e que Carlos Flores Ríos, dono da loja, tentou vender o animal por mais de US$ 1 mil. Aparentemente, Burns conseguiu a arara em Belize, sua terra natal, onde há muitas aves exóticas.
O inusitado caso foi parar no Tribunal de Primeira Instância de San Juan e, amanhã Burns, com a ajuda do próprio Wilo, tentará mostrar à juíza Carmen Dolores Ruiz que a ave da loja é, na verdade, seu mascote roubado.
"A arara, da espécie Blue and Gold, servirá como prova do furto, mas, enquanto não chega a hora de ela testemunhar, Wilo aguarda pacientemente em casa", disse o diplomata. Burns levou o animal para casa, onde promoteu tratá-lo "como um rei", já que teme que o pássaro fique gripado devido ao ar condicionado do tribunal e não consiga repetir aquilo que foi lhe foi ensinado.
Por isso, além de jornal para forrar a jaula, para as necessidades fisiológica da ave, Burns levará ao tribunal uma manta para cobri Wilo, porque o animal pode acabar pegando uma pneumonia e morrendo.
"Aqueles que assistirem ao testemunho não devem esperar que Wilo levante uma de suas asas e aponte quem o raptou", disse Burns, acrescentando que entende, no entanto, que "sua presença será extremamente importante" para a resolução do caso. Flores Ríos, por sua vez, disse que comprou a ave das mãos de um cantor de rap por cerca de US$ 700.
Wilo é virtuoso na arte de brincar. De acordo com Burns, ele já se fingiu de morto e deu as asas como se fossem mãos para serem algemadas, representando uma detenção policial. Wilo tem uma vistosa plumagem amarela, preta, vermelha e azul.