sexta-feira, maio 03, 2002
((( Desempregado tenta pular muralha de cadeia em Jundiaí para ficar preso )))
03/05/2002 - 19h03
da Folha de S.Paulo, em Campinas
A vida na cadeia pode não ser tão ruim quanto parece. Foi pensando assim que o desempregado Alexandre Benedito Grossi, 28, foi preso no início da tarde de ontem tentando escalar a muralha da cadeia de Jundiaí (60 km de São Paulo) para ficar preso.
O desempregado disse à polícia que era procurado por roubo e, como ainda não havia sido preso, tentou entrar, por conta própria, na cadeia. "A vida aqui fora está muito difícil", declarou Grossi, na ocorrência do caso registrada no 7º Distrito Policial de Jundiaí, à qual a reportagem teve acesso.
Na cadeia, com capacidade para 183 presos, Grossi está dividindo o espaço com outros 244. Ele foi detido por dois policiais militares depois de cair do muro que tentava escalar. Ele sofreu escoriações leves nas pernas.
Grossi foi levado à delegacia pelos militares e, segundo o boletim de ocorrência, ficou "extremamente feliz" quando o escrivão comprovou, na ficha criminal do desempregado, que ele tinha um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Criminal de Jundiaí.
O delegado seccional de Jundiaí, Paulo Bicudo, disse que Grossi era procurado por furto desde 14 de maio de 2001. "Ele também já foi detido por porte de entorpecentes." Segundo Bicudo, Grossi estava alcoolizado quando tentou entrar na cadeia.
Apesar da vontade de permanecer na cadeia, o desempregado deve ser solto nos próximos dias.
"A pena que foi aplicada a ele era por furto e pode ser cumprida em regime semi-aberto. Já pedimos à Justiça que seja elaborado um contramandado de prisão para que ele seja solto", afirmou o delegado seccional.
Bicudo disse que a Justiça deve dar ao desempregado uma pena alternativa. Grossi, se não quisesse, não seria preso. Segundo o delegado seccional, depois de condenado à revelia (sem comparecer ao julgamento), ele só seria detido depois de se apresentar a um juiz. Grossi, no entanto, preferiu o caminho mais curto, pulando o muro da cadeia.