sexta-feira, maio 03, 2002
((( Empresa italiana diz que vende mil cintos de castidade por ano )))
03/05/2002
da France Presse, em Roma
O cinto de castidade está se tornando um objeto de culto na Itália depois que uma empresa da cidade de Gubbio, no centro da península, começou a vender unidades pela internet. O fabricante afirma que o produto tem saída de cerca de mil exemplares por ano.
A empresa Medioevo reproduz há 30 anos trajes de cavaleiros, armaduras e outros objetos da época medieval. Há 15 anos acrescentou à sua produção dois modelos de cinto de castidade, informa a edição de hoje do jornal "Il Messaggero".
Criado com base na descrição de textos antigos, o cinto de castidade para homens —que custa € 130 (R$ 277)— era provavelmente "imposto a religiosos que podiam cometer atos impuros", segundo explicou Giuseppe Acacia, diretor da Medioevo.
O cinto para mulher, mais barato, foi copiado com maior facilidade, já que "existem originais" em vários museus europeus.
"É um objeto simpático, estranho e curioso", acrescentou Accacia, que contou que, no Natal do ano passado, um cliente encomendou um exemplar para a esposa, o qual foi acompanhado por um anel de pedras preciosas.
Apaixonado desde jovem pelas armas antigas, Accacia começou a reproduzi-las e, com o tempo, passou a fazê-lo com todos os tipos de objetos antigos, do punhal de Cleópatra 7ª até capacetes de gladiadores romanos, os quais vende para produções de cinema e televisão.