terça-feira, maio 28, 2002

 

(( Filme "Godzilla" foi fonte para o FBI emitir alerta em NY ))

28/05/2002

SÉRGIO DÁVILA
da Folha de S.Paulo, em Nova York

Em mais uma das sucessivas provas da fragilidade dos indícios com que o FBI vem preparando seus alertas terroristas, oficiais ligados à polícia federal americana disseram ontem que o filme "Godzilla" foi usado como fonte do aviso dado em Nova York no começo da semana passada.

Segundo o alerta de então, membros da Al Qaeda, organização terrorista liderada pelo saudita Osama Bin Laden, estariam planejando ataques a monumentos da cidade como a estátua da Liberdade e a ponte do Brooklyn.

Já se sabia que o informante do FBI era Abu Zubayda, o mais graduado integrante da Al Qaeda em poder dos EUA. O que não se suspeitava era a maneira como a polícia chegou à informação.

Segundo os oficiais, que falaram na condição de anonimato, o prisioneiro teria dito ao FBI e à CIA (agência de inteligência americana), durante uma maratona de interrogatórios, que sua organização tinha planos de atingir "aquela estátua na água" e "a ponte daquele filme".

Os agentes descobriram então que Zubayda se referia à refilmagem americana de 1998 da clássica série japonesa. Ao exibir o filme para o prisioneiro, souberam que a construção em questão é a que aparece no final de "Godzilla", quando o ser pré-histórico se enrosca na ponte do Brooklyn.

Foi com base apenas nisso que a polícia federal fez seu alerta, que mobilizou todo o esquema de segurança de Nova York e levou o chefe de polícia da cidade a colocar no ar helicópteros 24 horas por dia, assim como atiradores de elite nos prédios mais altos e homens-rã nos três rios que cercam a ilha de Manhattan.

FBI sabia mais
Ontem ainda foi revelado que uma unidade do FBI - a mesma que recebeu o relatório de um agente de Phoenix (Arizona), anterior a 11 de setembro, segundo o qual alunos árabes de escolas de pilotagem nos EUA podiam ser da Al Qaeda - foi avisada sobre o perigo que oferecia o comerciante Zacarias Moussaoui.

O franco-marroquino, preso nos EUA e aguardando julgamento, é considerado pelas autoridades americanas como o "vigésimo sequestrador" dos quatro aviões usados nos ataques do 11 de setembro.


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?