quinta-feira, maio 02, 2002
((( Religiosos da Malásia fazem "curso de morto" )))
da Redação Terra
30 de abril de 2002
Muçulmanos da Malásia estão participando de um "curso de morto". O processo envolve visitar um falso túmulo, se deitar em um caixão e ouvir a extrema-unção. O objetivo é que os participantes se tornem mais religiosos.
O curso é praticado por um grupo de muçulmanos da cidade de Rawang, na região de Selangor. Em um templo, os participantes primeiro têm que mostrar respeito diante de duas réplicas de sepulturas. Depois, vão para outra sala, onde devem se deitar em um caixão falso. As luzes, então, se apagam e um vídeo com os últimos ritos é mostrado numa tela.
O governo do país é contra o ritual, alegando que seus praticantes correm o risco de se tornar negligentes com a própria religião. "Eles vão ficar tão preocupados com a morte que vão esquecer as próprias responsabilidades como muçulmanos", disse o ministro dos Assuntos Religiosos, Datuk Abdul Hamid Zainal Abidin, ao jornal The Straits Times.
Os organizadores se defendem. "Isso é uma maneira de fortalecer a consciência religiosa e encorajar os muçulmanos a realizarem suas tarefas e trabalhar pela religião", disse ao jornal o líder do grupo, Ustaz Zainal Abidin Yusof. Ele garante: o método é pouco comum, mas não contra o islamismo.