quarta-feira, junho 05, 2002
(( Israel lança cadeirinha de bebê à prova de bala ))
05/06/2002
da Reuters, em Tel Aviv (Israel)
Cadeiras de bebês à prova de bala para carros, câmeras que detectam potenciais explosivos plantados em locais públicos e robôs que usam raios-X para encontrar bombas são algumas das atrações apresentadas na Exibição de Segurança e Defesa, uma feira anual de Israel.
Mas milhares de especialistas em segurança não compareceram a essa edição do evento para conhecer as últimas novidades do setor. "Eles estão preocupados com a possibilidade de um ataque palestino", disse o organizador da conferência, Lior Caspi.
A recente onda de atentados palestinos em ônibus, ruas e cafés fez com que alguns dos especialistas no combate ao terror desistissem de visitar Israel neste ano. Apenas 500 apareceram. Nos anos anteriores, o número de especialistas somou cerca de 3.000.
A maior parte dos produtos apresentados no evento foi projetada para o mercado israelense.
A empresa israelense Kata criou a cadeira de bebê à prova de bala para carros. O equipamento é uma cadeira para bebê comum envolta em chapas à prova de bala e pesa 30 quilos.
"Ela protege a cabeça e o corpo do bebê na parte de trás e nas laterais", disse Tamir Yoeli, representante da Kata. O equipamento sai por US$ 2.000.
A Nice Systems inventou uma câmera-robô que localiza objetos suspeitos deixados para trás em aeroportos, estações de trem ou em outras áreas públicas.
Outro equipamento é um robô com raio-X usado para revelar o desenho de uma bomba a ser desarmada. Segundo os fabricantes do robô, os especialistas dos esquadrões de bomba não terão mais de escolher no escuro entre cortar o fio vermelho ou o fio verde. O equipamento permitirá saber onde está o explosivo e como se ligam os fios da bomba.