quarta-feira, julho 31, 2002

 
(( Atletas matutinos estariam mais sujeitos a doenças ))

Quem cedo madruga... pega mais gripe
(eu bem que sabia que acordar cedo não faz bem)

deu na BBC

Atletas que praticam exercícios pesados durante a manhã podem estar mais vulneráveis a infecções, revelou nesta segunda-feira um estudo da Universidade de Brunel, na Grã-Bretanha.

De acordo com a equipe de Lygeri Dimitriou, o ciclo do sistema imunológico (de defesa) - associado ao efeito físico dos exercícios - reduzem a defesa dos atletas, propiciando o aparecimento de víris e bactérias.

O estudo percebeu que níveis de compostos químicos no organismo estão intimamente associados ao sistema imunológico, e que eles são diferentes em períodos distintos do dia.

Adicionar exercícios fortes a essa diferença só contribui para o enfraquecimento do sistema imunológico.

Nadadores

Dimitriou estudou 14 nadadores do sexo masculino, com idade média de 18 anos, e que regularmente começam a treinar às 6h.

Ela testou os níveis do hormônio cortisol, conhecido por suprimir as defesas do organismo, e de outro composto químico, o IgA.

O IgA pode ser encontrado na saliva e em secreções nasais e é a primeira "linha de defesa" contra ataques de vírus e bactérias, destruindo-os pelo ar antes que eles entrem no organismo.

Dimitriou percebeu que os níveis de cortisol são maiores durante a manhã, não importa se a pessoa pratica ou não exercícios.

Mas a atividade física só serve para elevar os níveis de cortisol no organismo, segundo a médica.

A pesquisadora também percebeu que os índices de IgA secretados eram naturalmente mais baixos durante a manhã do que durante a noite.

"O impacto do exercício só aumentaria o problema, especialmente no caso de atletas que treinam em elevadas altitudes, e se cansam mais", explicou Dimitriou.

O estudo foi publicado no British Journal of Sports Medicine.


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?