quinta-feira, julho 04, 2002

 

(( Baleias causam fome em todo o mundo, diz ministro japonês ))

04/07/2002 - 13h19
da Reuters, em Tóquio

O ministro da Agricultura do Japão, Tsutomu Takebe, em defesa do controvertido programa científico de pesca à baleia do país, sugeriu hoje que o mamífero marinho era o responsável por tirar a comida da boca de milhões de pessoas famintas em todo o mundo.

"Pergunto-me se vocês sabem que as baleias consomem de três a cinco vezes mais animais marinhos [que os seres humanos], ou em termos de peixe, de 300 milhões a 450 milhões de toneladas de peixes", afirmou Takebe em entrevista coletiva.

"Devo também ressaltar que na Terra há 800 milhões de seres humanos subnutridos", afirmou.

Takebe mais tarde comentou sua declaração, afirmando ter apenas destacado a necessidade de se realizar a exploração das reservas naturais de uma forma sustentável. O ministro japonês disse não ter argumentado que as baleias eram as únicas responsáveis pela fome no mundo.

Essa não foi a primeira vez que Takebe se viu criticado ao citar uma suposta ameaça às reservas de peixes do mundo como argumento para justificar a pesca da baleia.

No encontro anual da Comissão Internacional de Pesca à Baleia (IWC, na sigla em inglês), ocorrido em maio, o ministro traçou paralelos com os supostos danos provocados por um eventual aumento no número de elefantes na África, que poderiam pisotear pessoas e povoados.

"As pessoas dizem que os elefantes são caçados por causa do marfim, mas isso não é verdade", declarou. "Para os envolvidos [na caça aos elefantes], essa é uma questão de vida ou morte."

O Japão abandonou a pesca comercial da baleia em 1986, obedecendo a uma proibição imposta pela IWC, mas, no ano seguinte, começou a realizar o que qualifica como pesca para fins científicos.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?