segunda-feira, julho 01, 2002

 

Deu no Terra...

(( Galeria Tate gasta R$ 96 mil com lata de fezes ))

Segunda, 01 de julho de 2002, 10h25

Foi cara, e fedorenta, a compra de uma obra de arte na Inglaterra. A Galeria Tate, de Londres, gastou 22,3 mil libras (R$ 96.615) numa lata de fezes do falecido artista Piero Manzoni. Como não podia deixar de ser, a compra está causando muita discussão.

As latas são consideradas uma obra de arte. Em 1961, Manzoni produziu 90 exemplares contendo suas fezes e lacrados industrialmente. O objetivo era mostrar como os compradores de arte são ingênuos. Desde sua morte, em 1963, aos 29 anos, a metade das latas explodiu, como ele esperava.

O jornal The Sun lembrou que o preço pago pelo museu – que é público e usa dinheiro do governo em suas aquisições – é de 745 libras por grama, 200 libras a mais do que o preço do grama do ouro. "É um insulto à inteligência do público e de um desperdício desgraçado do dinheiro dos contribuintes", reagiu sir Teddy Taylor, membro conservador do Parlamento.

Um porta-voz da galeria, porém, defendeu a compra. "Esta é uma compra muito importante para uma quantia muita pequena. Ninguém pode negar isso. Era um artista internacional incrivelmente importante", alegou ao jornal.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?