terça-feira, julho 30, 2002

 

(( Leões incestuosos de zoológico escocês provocam indignação ))

da Reuters, em Londres

Ativistas de defesa dos direitos dos animais ficaram indignados hoje com a notícia de que um zoológico escocês deixou seus leões africanos cometerem incesto.

O grupo Protetores dos Animais afirmou ser "irresponsável, antiético e totalmente inaceitável" que o Zoológico de Glasgow tenha permitido aos irmãos Leo e Cleo cruzar e gerar três filhotes.

"Estávamos um pouco desconfiados por que eles não os exibiram mais e então eles admitiram que deixaram irmão e irmã cruzarem", disse o diretor da campanha, Ross Minett.

O zoológico admitiu que os dois leões cometeram incesto, mas negou que mantenha em segredo os filhotes de três meses, dizendo que a mãe os deixava escondidos e apenas os mostrava quando o parque estava fechado.

"Tivemos os filhotes, e seus pais são irmãos. Foi uma falha dos anticoncepcionais que os veterinários colocaram", afirmou o chefe-executivo do zoológico, Roger Edwards.

"Fizemos o que pudemos para evitar", disse. "Nossa maior preocupação é verificar que os filhotes estão saudáveis e progredindo."

Edwards admitiu ter sido a segunda vez que Leo engravidou Cleo. Na primeira gravidez, os filhotes morreram.

Trisha Holford, da Fundação Nascimento Livre, disse que os leões raramente cometem incesto na natureza e que o zoológico agiu irresponsavelmente.

"A natureza tem diversas formas de impedir a procriação consanguínea. Na sociedade dos leões, jovens machos são expulsos quando ficam adultos para não cruzarem com suas irmãs", explicou.

Holford defendeu que, se os leões iriam morar juntos, Leo deveria ter sido submetido a uma vasectomia.

Ela também questionou sobre que respeitável zoológico acolheria os filhotes.

O zoológico de Glasgow tem leões desde que foi inaugurado em 1947.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?