quarta-feira, julho 24, 2002

 

(( Reunião de verão para Papais Noéis estressados ))

Congresso à parte, uma esticada na praia, para relaxar
24 de julho, 2002
Às12:22 AM hora de Brasília (0322 GMT)

COPENHAGEN (CNN) -- Vida de Papai Noel não é fácil e, assim, mais de 120 deles, procedentes de todo o mundo, estão reunidos na Dinamarca para discutir condições de trabalho.

O congresso de três dias, que terminou nesta quarta-feira, abordou assuntos como o tamanho dos presentes e a data em que devem ser enviados às crianças.

Os Papais Noéis espanhóis, por exemplo pressionaram para mudar a data de 24 de dezembro, véspera de Natal, para 6 de janeiro, Dia de Reis.

O XXXIX Congresso Mundial, em Bakken, o mais antigo parque de diversões do mundo, inclui delegados de El Salvador, República Democrática do Congo, Japão, Itália e Groenlândia.

"Esta época do ano permite que os Papais Noéis relaxem um pouco. O congresso é organizado como uma reunião de divertimento para Papais Noéis autorizados em todo o mundo, num ambiente que não é de inverno", diz a organizadora, Tina Baungaard-Jensen.

"Mas, pessoalmente, eu acho a data da noite de Natal uma questão de particular importância", acrescentou, referindo-se à proposta para a mudança no calendário.

Na Espanha, a data dos presentes é 6 de janeiro, quando os três Reis Magos teriam visitado o Menino Jesus com seus presentes de ouro, incenso e mirra.

"Todo ano isso causa uma grande confusão com os Papais Noéis espanhóis", disse Tina Baungaard-Jensen à CNN.

Segundo ela, os Papais Noéis não têm moleza. "O crescente desejo por maiores presentes entre as crianças é também uma preocupação", explicou.

"As crianças não ficam mais satisfeitas se ganham um ursinho um pequeno brinquedo. Elas pedem computadores, patinetes ou aparelhos de som."

Nick Niikanoff, Papai Noel em tempo integral, acrescenta: "Os Papais Noéis no congresso contaram suas dificuldades com a real entrega dos presentes."

A explicação dessas dificuldades?

"Antenas de satélites nos telhados deixam pouco espaço para o trenó e as renas e pioram as condições de trabalho", disse sem se importar com ares de incredulidade entre alguns ouvintes. "Encontrar uma forma de entrar nas casas é o problema seguinte, já que poucas casas têm chaminés nos dias de hoje."

Outros Papais Noéis estão preocupados com a burocracia européia, que pode atrapalhar suas tentativas de entregar os presentes.

"As regras da União Européia falam sobre limite de peso, o que pode prejudicar nosso interesse de atender plenamente aos desejos das crianças de ganhar presentes grandes", diz Henrik Jacobsen, que fora dos festejos natalinos é guarda penitenciário.

O Papai Noel da Greenland Foundation, que concede licenças para Papais Noéis no mundo todo, é também uma grande instituição de caridade para crianças necessitadas e nesses casos pouco é melhor do que nada.

Os Papais Noéis, com idade de 25 anos, já programaram um desfile pela capital dinamarquesa, além de competições de fitness para garantir que ainda estão em forma suficiente para escorregar pelas chaminés. E haverá, de acordo com os planos, uma competição anual de remo na praia.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?