segunda-feira, agosto 05, 2002
(( Aumenta procura por música pop em funerais britânicos ))
deu na BBC
Preste atenção no final da matéria (em negrito). Imperdível...
As músicas de Céline Dion, Whitney Houston e Bette Midler são as mais populares em funerais na Grã-Bretanha, segundo uma pesquisa do Co-Operative Group, uma empresa de serviços funerários.
De acordo com a empresa, que tem 560 lojas em todo o país, os pedidos por canções pop aumentaram em 68% das suas filiais.
A música mais pedida é Wind Beneath My Wings, que Bette Midler canta na trilha sonora do filme Beaches.
My Heart Will Go On, que Céline Dion gravou para o filme Titanic, é segunda colocada na "parada" funerária, seguida de I Will Always Love You, com Whitney Houston.
Outros sucessos
As dez mais dos funerais
1. Wind Beneath My Wings – Bette Midler
2. My Heart Will Go On – Céline Dion
3. I Will Always Love You – Whitney Houston
4. The Best – Tina Turner
5. Angels – Robbie Williams
6. You'll Never Walk Alone – Gerry and The Peacemakers
7. Candle In the Wind – Elton John
8. Unchained Melody – Righteous Brothers
9. Bridge Over Troubled Water – Simon and Garfunkel
10. Time To Say Goodbye - Sarah Brigthman
Também fazem parte da lista Angels, de Robbie Williams, e Candle In The Wind, que Elton John cantou no funeral da princesa Diana.
"Estamos recebendo cada vez mais pedidos de músicas pop porque as pessoas estão querendo personalizar os funerais e escolher canções que sejam importantes para elas", disse Lorinda Shaesby, do Co-Operative Group.
"Acho que os parentes da pessoa morta querem recriar a emoção de seus filmes favoritos e ter a certeza de que seu ente querido tenha um funeral digno de uma estrela", afirmou Shaesby.
Esquisitices
Mas nem sempre os pedidos são previsíveis.
O Co-Operative Group já teve que providenciar as músicas YMCA, do Village People, Wake Me Up Before You Go Go, do Wham, a cantiga She'll Be Coming Round the Mountain e até o tema do principal noticiário do canal de TV britânico ITV.
"O que pode parecer grotesco para uns pode fazer sentido para outros quando o assunto é relembrar uma pessoa querida", disse Sheasby.
Na Grã-Bretanha, mais de 2 milhões de músicas são tocadas em funerais a cada ano, inclusive hinos tradicionais e música clássica.