quinta-feira, agosto 08, 2002
(( Médico abandona paciente na mesa de operação para ir ao banco ))
da Reuters, em Cambridge (Massachusetts)
Um médico do Estado norte-americano de Massachusetts teve sua licença suspensa por ter deixado um paciente na mesa de operação para ir até o banco pagar contas, disseram autoridades hoje.
A sociedade de medicina do Estado afirmou que David Arndt, um cirurgião ortopédico, causou "uma ameaça imediata à saúde pública, segurança e bem-estar" ao deixar um paciente com uma incisão aberta nas costas.
O médico deixou um outro cirurgião em seu lugar, mas ele não era qualificado o suficiente para finalizar o procedimento, segundo documentos. Depois do "passeio" de 35 minutos até o banco, Arndt voltou à sala de cirurgia e acabou a operação em poucas horas.
O paciente, que estava anestesiado durante a operação na espinha, aparentemente não foi prejudicado pela ausência do médico e se recuperou na unidade de terapia intensiva (UTI) no hospital Mount Auburn.
Ontem, o órgão suspendeu a licença de médico de Arndt em Massachusets, mas ele ainda terá a oportunidade de apelar contra a decisão.
O médico explicou ao investigador do caso que estava na expectativa do salário, porque tinha que pagar contas vencidas, e esperava acabar a operação antes do fechamento da agência bancária.
A operação, entretanto, demorou mais que o planejado, então Arndt decidiu fazer um intervalo para ir ao banco.
O cirurgião, que é formado pela Escola Médica de Harvard, não comentou o caso