sexta-feira, agosto 30, 2002
(( Muçulmanas devem tirar véu para foto de passaporte, diz Putin ))
da Reuters, em Moscou
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou hoje ser favorável a uma decisão da mais alta corte da região russa da Tartária de recusar às mulheres muçulmanas o direito de cobrirem o cabelo em fotos usadas em passaportes.
A corte da República Autônoma de maioria muçulmana, localizada 700 quilômetros a leste de Moscou, negou nesta semana às mulheres muçulmanas o direito de serem fotografadas usando seus véus. O islamismo proíbe que as mulheres mostrem o cabelo para homens que não pertençam à sua família.
"Em relação aos documentos, possuímos padrões que valem para todo o país e todos os grupos étnicos, e devemos nos ater a eles", afirmou Putin à agência "Interfax" ao fim de uma visita à Tartária.
Segundo o presidente, uma mulher fotografada com a cabeça coberta poderia ter dificuldades para passar pelas fronteiras do país, que têm um complexo sistema de verificação de passaporte.
"Hoje, uma mulher usa o véu. Amanhã, ela podr tirar o véu e querer viajar para o exterior, e ninguém irá deixá-la. Isso criará problemas."
Muitos moradores da Tartária retomaram sua fé no islamismo depois do colapso da União Soviética, em 1991. Mesquitas e instituições religiosas, entre as quais a Universidade Islâmica, a única do tipo na Rússia, multiplicaram-se em toda a região.
Líderes islâmicos locais condenaram como "incorreta e humilhante" a rejeição da Justiça do pedido das mulheres para usarem véu nas fotos para passaportes.
Putin foi à capital da Tartária, Kazan, para a comemoração de um feriado local. A região, lar da maior minoria étnica da Rússia, os tártaros, possui uma postura bastante autonomista.