terça-feira, setembro 24, 2002
(( Caso de "plágio" musical envolvendo silêncio é resolvido quase sem barulho ))
deu na CNN
LONDRES -- Uma bizarra batalha jurídica sobre um minuto de silêncio numa canção gravada terminou com um acordo no valor de seis dígitos fora do tribunal.
O compositor britânico Mike Batt descobriu a si mesmo como o sujeito de uma ação de plágio por ter incluído a canção "A one minute silence" (Um minuto de silêncio) num álbum de sua clássica banda de rock The Planets.
Ele foi acusado de copiar a canção de um trabalho do falecido compositor norte-americano John Cage, cuja obra '4'33''' era totalmente silenciosa.
Nesta segunda-feira,Batt encerrou o assunto fora do tribunal, ao pagar uma soma não divulgada de seis dígitos ao John Cage Trust.
"Embora tenha sido uma disputa de cavalheiros, isso foi um assunto muito sério e estou feliz pelos editores de Cage terem finalmente sido persuadidos de que seu caso era, para dizer o mínimo, otimista", declarou Batt, que é mais conhecido na Grã-Bretanha por suas ligações com os personagens infantis de televisão The Wombles.
"Estamos, porém, fazendo esse gesto de pagar ao John Cage Trust em reconhecimento a meu respeito pessoal por John Cage e em reconhecimento a sua ousada e às vezes ultrajante abordagem de experimentação artística na música", acrescentou.
O compositor deu a "A one minute silence" os créditos de autoria de Batt e Cage.
Antes do início do julgamento, Batt dissera: "O mundo enlouqueceu? Estou mais preparado para fazer hora do que para pagar. Estamos falando de umas 100 mil libras esterlinas em direitos autorais. Minha peça de silêncio é muito melhor. Eu consegui dizer em um minuto o que Cage só conseguiu dizer em quatro minutos e 33 segundos".
Mesmo assim, acabou dando um cheque a Nicholas Riddle, diretor que gerencia a obra de Cage para a Peters Edition, nos degraus da Suprema Corte, em Londres.
Segundo Riddle, "a honra foi estabelecida".
"Estávamos preparados para fazer uma forte defesa do senhor Cage porque sentimos que o conceito de uma peça de silêncio é um conceito artístico valioso em que há um direito autoral", acrescentou.
Riddle disse estar muito feliz por ter chegado a um acordo com Batt: "Aceitamos com satisfação sua doação".
Aos interessados, 'A One Minute Silence' foi agora lançada num single - está no lado A. Uma boa opção para quem não gosta de música barulhenta.
(Com informações da Associated Press)