quarta-feira, setembro 25, 2002

 

(( Cena de sexo entre idosos irrita censores na Coréia do Sul ))

deu na CNN

SEUL -- Um filme sul-coreano, "Too Young to Die" ("Muito jovem para morrer"), contando uma história de amor verdadeira entre dois setuagenários, derrubou os estereótipos sobre os idosos, mas uma cena explícita de sexo fez com que os censores trabalhassem horas extras para manter a película fora das telas no país.

O diretor do filme, Park Jin-pyo, de 36 anos, recebeu elogios na mostra não-competitiva do Festival de Cannes, em maio passado, além de convites para exibir seu drama romântico em outros eventos internacionais, indo desde Jerusalém até Toronto.

Em um festival de cinema sul-coreano, jovens espectadores que puderam assistir ao filme disseram que a história lhes abriu os olhos para um lado dos idosos que eles não conheciam. Outros, mais velhos, afirmaram que a película lhes fez repensar os tabus sobre o sexo.

Mas a história de amor do casal que Park conheceu enquanto filmava um documentário sobre os idosos já foi rejeitada duas vezes pela comissão que classifica as produções cinematográficas para exibição comercial na Coréia do Sul, a KRMB, que o declarou "impróprio para o público".

"O que empurrou o filme de Park para além dos limites aceitáveis do gosto público", afirmaram os censores, é uma cena explícita, de sete minutos de duração, que mostra o casal idoso mantendo relações sexuais – incluindo sexo oral em que órgãos genitais são mostrados.

O cineasta descreve a cena – que foi filmada em um quarto vazio, com apenas uma câmera e o casal de protagonistas – como "o amor mais bonito no mundo".

Park e sua empresa de produção recusam-se a cortar a cena ou a alterá-la digitalmente para atenuá-la. Eles estão entrando com um recurso contra a decisão da censura, sob a alegação de que a seqüência em questão é fundamental para contar a história de amor.

"Para o casal, fazer amor é uma prova de que estão vivos", disse Park. "Será que os espectadores aceitarão o filme como autêntico se não houver imagens do casal fazendo amor, sexo oral e a exposição de um órgão sexual masculino?"


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?