quarta-feira, setembro 04, 2002
(( Empresa japonesa vendia comida vencida porque estava "gostosa" ))
da Reuters, em Tóquio
Bons vinhos e queijos podem melhorar com a idade, mas os consumidores japoneses provavelmente ficaram chocados ao descobrir que a executiva de uma empresa achou que os rolinhos-primavera chineses também seguiam o mesmo caminho.
Foi isso, pelo menos, o que Reiko Yoshida, chefe de uma pequena empresa de alimentos no oeste do Japão, disse numa coletiva de imprensa hoje, quando teve que explicar porque sua companhia vendeu rolinhos-primavera congelados e outros produtos fora do prazo de validade.
"Disseram-me que os prazos de validade dos produtos já haviam expirado, mas eu dei a ordem de vendê-los depois de experimentá-los e achá-los gostosos", disse Yoshida, segundo um porta-voz da companhia Sinsho.
A companhia vendeu cerca de 2.600 rolinhos-primavera congelados para lojas, mesmo alguns cujo prazo de validade já havia expirado em seis meses, disse o porta-voz.
Yoshida já aceitou que a companhia deveria jogar fora a comida depois de expirado seu prazo de validade e disse que faria isso daqui para frente.
A firma suspendeu o comércio em 21 de suas 23 lojas em todo o país por um período indefinido.
A confiança dos consumidores japoneses em produtos alimentícios foi abalada por uma série de escândalos recentes, incluindo rótulos enganosos.