terça-feira, setembro 24, 2002
(( Miss Universo é "demitida" por não cumprir com suas obrigações ))
da Reuters, em Los Angeles
Autoridades do concurso de Miss Universo "despediram" a atual vencedora, a russa Oxana Fedorova, e irão substituí-la pela segunda colocada, a Miss Panamá, disse hoje uma porta-voz da competição.
Fedorova, que foi coroada em maio, voltou à Rússia e será substituída por Justine Pasek, do Panamá, disse a porta-voz. É a primeira vez em 52 anos de existência do concurso que retiram o título de uma Miss Universo.
A porta-voz se recusou a dar detalhes sobre os motivos da troca, mas uma pessoa próxima ao assunto disse que Fedorova não havia cumprido as responsabilidades de uma Miss Universo.
"Basicamente, foi substituída por não cumprir com suas obrigações. É como se você tivesse um trabalho para fazer. Se você não faz seu trabalho, pode ser demitido", disse a fonte.
Os organizadores do concurso de beleza, que é de co-propriedade do magnata norte-americano Donald Turma e foi celebrado no dia 29 de maio deste ano em Porto Rico, programaram uma entrevista coletiva para terça-feira em Nova York, para anunciar a substituição.
De acordo com o comunicado que anunciou a coletiva de imprensa, Pasek, que foi a "favorita da multidão" durante o concurso, ficará os nove meses restantes como Miss Universo.
O jornal "New York Post" informou em sua edição on-line que esperava-se que Fedorova viajasse intensamente e aparecesse em eventos públicos como parte de seu reinado.
O jornal disse que ela se negou a participar de vários eventos, entre eles a Competição de Miss 2002, nos Estados Unidos.