quinta-feira, setembro 26, 2002
(( Moradores de estação espacial não escaparão do censo russo ))
da Reuters, em Moscou (Rússia)
Uma nave espacial russa com dois cosmonautas transportará formulários de recenseamento para que eles possam fazer parte da primeira recontagem da população russa depois do fim do comunismo, afirmou a agência espacial nacional do país.
Os russos Valery Korzun e Sergei Treshchev, em órbita na Estação Espacial Internacional, irão preencher os questionários e enviá-los de volta à Terra, unindo-se a milhões de compatriotas em terra que participarão do censo em outubro.
"As autoridades do censo vêem esse gesto como um importante símbolo", disse uma autoridade da agência especial. "Eles querem mostrar que, mesmo à distância- digo, à muita distância-, os cidadãos querem fazer parte do censo".
Autoridades russas estão preparando uma operação gigantesca para realizar o recenseamento em todo o país, se estendendo pelos 11 fusos horários, desde o Báltico até o litoral do Pacífico.
Elas montaram uma enorme campanha publicitária para convencer a população a abrir as portas de suas casas para os funcionários do censo e ajudar a esboçar uma radiografia econômica e social do país, vital para o planejamento da próxima década.
A nave Progress M1-9, que também leva equipamento e pacotes enviados pelas famílias dos cosmonautas, deve chegar à Estação Espacial Internacional no fim desta semana, disse uma autoridade.