terça-feira, outubro 29, 2002
(( Astronautas levam bonecas e chocolates ao espaço ))
da Reuters, em Baikonur (Cazaquistão)
Bonequinhas de madeira, chocolates belgas e um ursinho de pelúcia devem compor uma atmosfera familiar para a tripulação russo-belga que parte rumo ao espaço na quinta-feira.
O lançamento do foguete tripulado Soyuz, marcado inicialmente para segunda-feira, foi adiado devido à explosão de um foguete do mesmo tipo no dia 15 de outubro.
Aquela explosão, que as autoridades espaciais russas atribuíram à entrada de um objeto estranho nos propulsores do foguete, matou um homem e alimentou temores de que a Rússia não consiga realizar os investimentos prometidos na construção da Estação Espacial Internacional (ISS).
Mas em uma entrevista coletiva, a tripulação de três homens, que deve substituir uma cápsula de resgate na ISS --atualmente ocupada por dois russos e um norte-americano--, parecia contente e confiante no sucesso da missão deles.
"Claro que há algum nervosismo, mas estou muito otimista", disse o engenheiro de vôo Frank de Winne em um hotel das proximidades da base russa de Baikonur, no Cazaquistão.
O belga de 41 anos confessou estar levando na bagagem um dos maiores símbolos do país dele: "Estou levando chocolates belgas comigo".
O engenheiro Yuri Lonchakov, 37, disse que um pequeno urso iria acompanhá-lo na viagem de 12 dias. "Esse é o brinquedo favorito de meu filho, e ele será meu talismã", declarou.
O membro mais experiente da tripulação, o comandante de vôo Sergei Zalyotin, 40, contou que trazia consigo algumas "lembranças" da estação espacial russa Mir, atirada no Pacífico em 2001 depois de 15 anos em órbita. Em 2000, ele ficou por 72 dias na Mir.
A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) apresentou os cosmonautas estampados em uma "matryoshka", um conjunto de bonecas russas que se encaixam umas nas outras. Cada uma das bonecas tinha o rosto de um dos cosmonautas. As bonecas também seriam levadas ao espaço.