sexta-feira, outubro 25, 2002
(( Cientista desenvolve desinfetante à base de vinho ))
da Reuters, em São Francisco
Se as pesquisas do cientista Mark Daeschel forem bem-sucedidas, você poderá encontrar em breve desinfetantes à base de vinho nas prateleiras dos supermercados.
A idéia surgiu com base em uma dica de saúde extremamente antiga: a de que beber vinho durante as refeições ajuda algumas pessoas a evitar a intoxicação alimentar.
Daeschel, professor de ciência e tecnologia alimentar na Universidade Estadual de Oregon em Corvalis (EUA), descobriu que o vinho, particularmente o branco, mata bactérias potencialmente letais como o Escherichia coli e a salmonela, entre outras.
"Daí surgiu a idéia de um desinfetante à base de vinho", disse Daeschel.
O cientista descobriu que a combinação dos ácidos málico e tartárico do vinho branco com o conteúdo alcoólico ataca e mata os germes.
Os advogados da universidade estão preparando a documentação para patentear a fórmula, disse Daeschel. Algumas vinícolas estão interessadas em licenciar o produto para se livrarem dos estoques não comercializados de vinho comum.
Daeschel disse estar aprimorando a fórmula para conseguir os melhores resultados em termos de extermínio de germes e também para garantir que o produto não deixe um resíduo pegajoso ou tenha um cheiro desagradável.
Além de ser uma alternativa para desinfetantes à base de cloro ou iodo, a fórmula pode também ser usada em outras aplicações relacionadas à alimentação, como no processamento de carnes.