quinta-feira, outubro 31, 2002

 

(( Pesquisadores identificam usuários que gostam de Internet lenta ))

Tem gosto para tudo...

deu no Terra

Enquanto os provedores de Internet competem entre si para dar mais velocidade aos usuários, uma pesquisa da universidade estatal da Pensilvânia divulgada hoje mostra que para muitos baixar imagens lentamente é muito mais excitante.

Um artigo publicado hoje pela revista Media Psychology descreve como o estudo comparou as reações físicas e psicológicas dos usuários da Internet na concorrência por mais velocidade entre serviços de banda larga, cabo, modem e linhas digitais para assinantes (DSL, siglas em inglês).

A pesquisa foi chefiada por S. Shyam Sundar, professor de Comunicação e co-diretor do Laboratório de Pesquisa de Efeitos dos Meios da Universidade Penn, e Carson Wagner, professor de publicidade na Universidade do Texas. Os pesquisadores discutiram o efeito do aumento na velocidade de baixar programas e o tempo que a imagem leva para aparecer totalmente na tela do computador.

Este conceito de velocidade de descarga é desconhecido para os usuários de meios tradicionais, como a televisão, mas para os da Internet é algo muito importante, que determina decisões sobre a aquisição de equipamentos e a escolha das formas de conexão. Em três experimentos separados, foram medidos o impacto da velocidade de baixar elementos, controlando os níveis de condutividade na pele dos usuários expostos a versões de descarga rápida ou lenta das mesmas páginas da Internet.

A primeira pesquisa mostrou que uma imagem erótica descarregada lentamente elevava mais o nível de excitação que a mesma imagem descarregada em velocidade maior. "Esse foi um resultado um tanto surpreendente, que contraria o que alguém imaginaria intuitivamente, mas esse resultado e o conceito de velocidade de descarga em geral representam uma das contribuições teóricas mais importantes da pesquisa", disse Sundar.

Os níveis de condutividade na pele -uma medida do grau em que as glândulas sudoríparas se ativam mediante o cálculo do nível de condutividade de eletricidade através da pele-, oferecem uma ferramenta para os investigadores de comunicações porque permitem a medição das respostas de excitação. Os aumentos de níveis registrados podem ser o resultado da antecipação ou da frustração como resultado da resposta à velocidade da descarga na Internet.

Em todas as imagens do teste, as pessoas expostas a páginas da Internet lentas, e as que depois tiveram a oportunidade de visitar outras páginas, foram mais ativas em suas pesquisas. Estes usuários experimentaram mais "ligações" e visitaram mais páginas que os que viram páginas com maior velocidade.





Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?