quinta-feira, novembro 14, 2002
(( Marido é o maior fator de risco para mulher ))
Deu no Terra
Ao contrário do que se pensava até agora, males como a diabetes e o tabagismo não ocupam a lista de fatores de risco para a mulher. Estudo divulgado pela universidade japonesa de Ehime afirma que "ter um marido" é hoje o maior problema para as japonesas com idade avançada. O resultado foi anunciado em recente encontro da Sociedade de Higiene Pública do Japão.
A pesquisa foi realizada com 3.136 pessoas saudáveis, delas 1.810 mulheres com idades entre 60 e 84 anos de idade, moradoras da província de Ehime, a cerca de 600 quilômetros de Tóquio. O estudo registrou durante 4 anos e meio as condições físicas de cada pessoa do grupo e analisou as características de saúde, vida e preferências das 211 pessoas que morreram nesse período.
Os resultados mostraram que o único fator de risco era o marido, já que "nos casamentos de pessoas idosas japonesas as relações estão descompensadas". O marido depende em tudo da mulher sem que esta dependência possa ser mútua, explicou o professor Koichiro Fujimoto. O risco de morte em mulheres casadas foi 55% maior que naquelas sem marido, enquanto que no caso dos homens, justamente os que não possuem esposa correm maior risco de morte do que os que vivem casados.