segunda-feira, dezembro 02, 2002

 

(( Ciclismo pode prejudicar fertilidade masculina, diz estudo ))


da Agência Lusa

Andar de bicicleta frequentemente pode afetar a fertilidade masculina, de acordo com um pequeno estudo austríaco que acrescenta novos dados ao debate sobre os efeitos do esporte.

O estudo sugere que as vibrações frequentes quando se anda em piso irregular podem causar anormalidades no aparelho sexual dos homens, incluindo pequenas cicatrizes no escroto e uma pequena produção de esperma.

As deficiências foram detectadas em ciclistas profissionais e outros praticantes frequentes deste esporte, que pedalam pelo menos 4.800 quilômetros por ano (uma média de mais de duas horas por dia, seis dias por semana).

O urologista Ferdinand Frauscher, do Hospital de Innsbruck (Áustria), estudou 55 ciclistas que preenchiam estes requisitos e descobriu que quase 90% apresentavam contagens de esperma baixas e anormalidades no escroto.

Apenas 26% dos 35 não-ciclistas incluídos no estudo apresentavam problemas semelhantes, de acordo com a pesquisa, apresentada na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte.

O estudo analisou a fertilidade e não a impotência, que foi relacionada com o ciclismo em um estudo da Universidade de Boston divulgado em 1997. Ele desencadeou uma indústria de selins de bicicleta desenhados para evitar a compressão das artérias do pênis.

Frauscher considerou que os homens não devem deixar de andar de bicicleta devido a este estudo, mas podem considerar investir em aparelhos que absorvam o choque ou em sistemas de suspensão concebidos para reduzir as vibrações.

Alguns especialistas já contestaram os resultados da pesquisa austríaca por contar com uma amostra muito reduzida.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?