segunda-feira, dezembro 02, 2002

 

(( Colômbia desiste de tentar guerrilheiros com modelos de biquíni ))

deu na CNN

BOGOTÁ -- A ministra da Defesa da Colômbia, Martha Lucía Ramírez, ordenou nesta sexta-feira o cancelamento de uma campanha lançada pelo Exército com fotografias coloridas de voluptuosas e sedutoras mulheres de biquíni, cujo objetivo era incentivar deserções em massa nas fileiras da guerrilha esquerdista.

A ordem da ministra, a primeira mulher a ocupar a pasta da Defesa na história do país, que enfrenta uma guerra interna de 38 anos, foi dada após seguidos protestos de organizações feministas.

"Participo dos protestos porque também não gostei dos calendários", disse a ministra ao comunicar que já havia ordenado aos comandantes militares o cancelamento da campanha.

"Nós não somos prenda de guerra", disse por sua vez Magdala Velásquez, que integra a Organização Rede Nacional de Mulheres.

A campanha incluía a impressão de milhares de pequenos calendários de bolso em que apareciam as fotos das mulheres em trajes sumários e que, segundo a Reuters, foram retiradas de uma página pornográfica na Internet.

Junto às imagens, vinha a mensagem: "Caiam fora e aproveitem os benefícios".

Os calendários seriam lançados de helicópteros nas zonas montanhosas e cobertas de matas onde é considerada alta a presença de rebeldes da Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do chamado Exército de Libertação Nacional (ELN).

Os dois grupos rebeldes contam com um total estimado de 22.000 combatentes, entre os quais centenas de meninos e adolescentes que são obrigados a se incorporarem às fileiras da guerrilha, segundo grupos de direitos humanos.

Não foi possível obter uma cifra sobre o custo da campanha, mas oficiais do Exército consultados disseram que o custo era baixo porque não houve pagamento a modelos e a impressão dos calendários se processou em uma instalação militar.

No ano passado, 422 membros da guerrilha desertaram e se reintegraram à vida civil, sob um programa governamental e a cifra de 2002 já é de 1.180, segundo o Ministério da Defesa.

O programa de apoio aos guerrilheiros que desertaram inclui benefícios jurídicos, econômicos, de saúde e educação. Não se sabia, contudo, de nenhum benifício adicional como o sugerido pelos calendários.

Tal tipo de promessa, ou sedução, aliás, já foi também uma arma dos igualmente clandestinos grupos paramilitares de ultradireita.

Esses grupos recentemente fizeram uma campanha, promovendo a circulação clandestina de calendários e cartazes coloridos com fotografias de sugestivas modelos convidando os jovens a se filiar a essas organizações.

(Com informações da Reuters)

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?