sexta-feira, dezembro 20, 2002
(( Erro de português pode ser punido com multa no Rio de Janeiro ))
deu na CNN
RIO DE JANEIRO (CNN) -- Falar errado, vá lá. Mas, escrever errado pode ser motivo para uma multa de R$ 55 ao infrator no Rio de Janeiro.
Uma lei sancionada pelo prefeito César Maia – conhecido pela população como "prefeito maluquinho" – determina a multa para comerciantes, publicitários, industriais e quem quer que seja que, por descuido ou ignorância, escreva de forma incorreta o bom português em outdoors, placas, letreiros e outras formas de propaganda.
O projeto de lei partiu do vereador Pedro Porfírio, do Partido Democrático Trabalhista, e foi aprovado em plenário na Câmara Municipal por quase todos os seus 26 colegas. Apenas um voto foi contrário.
Na defesa de sua proposta, o vereador afirmara que "a lei vai combater a impunidade gramatical e preservar a própria cultura brasileira", alegando que os erros são "mentiras que, devido à insistência, viram verdades".
Segundo César Maia, que concordou em gênero, número e grau com o vereador, a fiscalização dos possíveis "erros de português" nas ruas será uma atribuição da Secretaria Municipal de Fazenda (responsável pela arrecadação).