segunda-feira, janeiro 20, 2003

 
(( Meca-Cola faz sucesso no Oriente Médio ))

da France Presse em Abu Dhabi (Emirados Árabes)

A versão ''islâmica'' da Coca-Cola, a Meca-Cola, está conquistando todo o Oriente Médio. Produzida pela Meca-Cola Beverage Company, já vendeu mais de 2,2 milhões de garrafas em menos de dois meses.

''A Arábia Saudita já fez um pedido de 5 milhões de garrafas de 1,5 litro'', afirmou o inventor da bebida, Tawfik Mathluthi, um franco-tunesiano que fundou, em 1987, a Rádio do Mundo Árabe. ''Vários países do Oriente Médio, entre eles Síria, Líbano, Sudão, Irã, Iraque, Iêmen, Jordânia e Líbia, já concordaram em distribuir o produto''.

O nome Meca-Cola se inspira em Meca, o principal lugar santo do Islã, situado na Arábia Saudita, e pretende ser ''uma fundação e um meio de combater a hegemonia norte-americana'', diz Mathluthi, que se considera, no entanto, um ''admirador'' dos Estados Unidos.

A Meca-Cola é um produto com consciência social, pois cede 20% de seus lucros líquidos para obras de caridade, sendo que 10% são destinados a obras palestinas estritamente humanitárias para a infância, a educação e a conservação do patrimônio, explica o inventor. ''Os outros 10% são dados a associações na Europa que trabalham pela paz no mundo e apóiam o povo palestino em sua legítima luta por sua independência'', afirma.

A garrafa menciona em seu rótulo o compromisso de destinar essas porcentagens e, ironizando a Coca-Cola, incentiva os consumidores a ''não beber mais de maneira idiota''. ''Beba com compromisso'' e ''beba para defender nossa dignidade'', dizem as os slogans sobre um fundo vermelho.

A imagem da mesquita de Al-Qods (Jerusalém), terceiro lugar do Islã, que aparece no fundo do rótulo, mostra com clareza o ''compromisso'' do produto.

O inventor diz que se inspirou na Zamzam-Cola, a versão iraniana da Coca-Cola, que também tem um grande êxito em vários países árabes, onde a população cada vez mais boicota os produtos norte-americanos. ''Nesses tempos particulares de 'islamofobia', nos parece importante ter um signo unificador'', frisa.

Animado com o sucesso da bebida, Mathluthi sonha com um produção de 200 milhões de garrafas até o final do ano e pretende lançar no mercado o ''Halal Fried Chicken'', uma versão islâmica do ''Kentucky Fried Chicken'', e a nova bebida ''Meca-Cola-Café'', com sabor café.

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