quarta-feira, janeiro 15, 2003
(( Zôo de Berlim aposenta macacos sem graça ))
deu no Terra
Imitando as táticas de alguns grandes empregadores, o jardim zoológico de Berlim deve mandar seus chimpanzés de meia-idade para uma aposentadoria forçada. De acordo com as denúncias de grupos de defesa dos animais, os primatas seriam muito lentos e bem comportados para o gosto do público e devem ser substituídos por animais mais jovens.
Os cinco chimpanzés devem ser enviados para China já que não foram encontrados lares adequados para eles na Europa. Mas a sorte de Gusta, Lilly, Karel, Pedro e Soko está sendo defendida pela mídia local, que lançou uma campanha contra a discriminação dos mais velhos, mesmo que eles sejam macacos.
"Não é uma coisa muito agradável de se fazer", disse Hannelore Dietrich, 77, que visita a jaula dos macacos quase todos os dias há 20 anos. "São animais encantadores mesmo que não sejam mais tão ativos quanto o público gostaria que fossem. Tenho tanta vergonha desta decisão que tenho vontade de gritar", indignasse.
Defensores dos animais criticaram o jardim zoológico, dizendo que a direção quer trazer primatas mais novos para atrair visitantes. "Eles eram engraçadinhos quando eram mais novos, mas agora estão velhos e estão sendo colocados para fora", disse Daniela Freyer, porta-voz do grupo Pro Wildlife (Pela Vida Selvagem).
O jardim zoológico de 158 anos, o mais velho da Alemanha e o mais conhecido da Europa, diz que precisa de mais uma jaula para os gorilas e chimpanzés pigmeus, que são mais velhos e tiveram cria recentemente. O porta-voz do zôo, que tem um total de 342 macacos, negou que os animais estejam sendo doados por estarem velhos. De acordo com ele, os cinco têm entre 14 e 24 anos, mas podem viver até os 50.