segunda-feira, fevereiro 03, 2003
(( Nasa demitiu especialistas que advertiram sobre segurança ))
da Reuters, em Nova York
Depois de um órgão de especialistas ter advertido sobre os riscos enfrentados pelos ônibus espaciais caso a Nasa (agência espacial dos EUA) não aumentasse seu orçamento, a agência demitiu cinco dos nove integrantes e dois consultores do órgão, informou hoje o jornal "The New York Times".
As demissões, segundo alguns, seriam uma manobra para calar essas vozes críticas.
O incidente foi lembrado depois de o ônibus espacial Columbia ter se desintegrado sobre os EUA no sábado, matando os sete astronautas a bordo.
O almirante da reserva Bernard Kauderer ficou tão indignado com as demissões que abandonou o órgão de aconselhamento sobre segurança da Nasa, que reunia especialistas encarregados de supervisionar a agência.
A Nasa admite que obrigou alguns especialistas a abandonarem o órgão, mas disse ao "Times" ter trocado a composição do painel a fim de acolher membros mais novos e mais aptos. "A medida não teve relação nenhuma com uma suposta tentativa de calar essas vozes", declarou uma porta-voz da agência espacial.
O relatório mais recente do órgão, divulgado em março do ano passado e do qual constavam as análises dos sete membros demitidos, advertia sobre a deterioração, a longo prazo, dos controles de segurança dos ônibus espaciais, afirmou o jornal.
Segundo o órgão, um orçamento limitado obrigava a Nasa a se concentrar nos planos de curto prazo.
"Nunca estive tão preocupado com a segurança dos ônibus espaciais como agora", disse em abril Richard D. Blomberg, presidente do painel. "Uma das raízes da minha preocupação é que ninguém saberá com certeza quando a margem de segurança terá sofrido uma erosão profunda demais."
O presidente dos EUA, George W. Bush, deve propor um aumento de quase US$ 470 milhões no orçamento da Nasa para o ano fiscal de 2004, disse um membro do governo no domingo.