quarta-feira, abril 23, 2003
((Britânico fabrica a primeira igreja inflável do mundo))
deu na CNN
LONDRES -- Um desenhista britânico fabricou o que descreveu como a primeira igreja inflável do mundo: um edifício de plástico cinza com vidraças de PVC, órgão, púlpito, altar e arcos góticos.
Michael Gill explicou que esse templo, de 14 metros de altura - do chão à torre -, poderia revolucionar a Igreja Anglicana, que há vários anos vem sofrendo uma diminuição no número de fiéis.
Os pastores poderiam carregá-las na parte traseira de um caminhão e instalá-las em parques ou praças para celebrar serviços religiosos improvisados, recomendou Gill.
"Isso poderia mudar toda a percepção da igreja na Inglaterra", disse Gill à agência de notícias Reuters.
"É revolucionário e está de acordo com as mudanças do século XXI".
O desenhista fez uma adaptação da velha máxima em torno do fundador da região islâmica: "Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé".
"Se as pessoas não vão à igreja, a igreja precisa ir até elas", sustentou. "E essa é uma maneira de fazer isso".
Gill disse que planeja realizar o lançamento oficial da igreja inflável em uma exposição nas proximidades de Londres, no mês que vem, e garantiu já ter recebido encomendas de países como Bélgica, Estados Unidos e Coréia do Sul.
A igreja é pintada a mão e tem janelas de PVC colorido, que "filtram perfeitamente a luz, como se fossem reais", segundo Gill.
Gill disse ainda que já escreveu ao papa João Paulo II para ver se o Vaticano está interessado em comprar uma igreja inflável.
Se a igreja tiver sucesso, Gill planeja diversificar sua produção, fabricando bares e discotecas infláveis. Vale tudo, menos mulher com sapatos de salto agulha.