sexta-feira, maio 30, 2003
((Italianos atribuem sucesso a conselhos de "mamas"))
deu no Terra
A fama das mamas, as mãezonas italianas, já é conhecida, mas uma pesquisa divulgada na última edição da revista local Class confirma que italianos que se destacam na política, no meio empresarial e no mundo do espetáculo recorrem em primeiro lugar aos conselhos de suas matriarcas, considerando que são os mais confiáveis e úteis.
Sete em cada dez homens entrevistados pedem a opinião de suas mães para tomarem as decisões corretas em sua vida profissional e pessoal. A razão para esse hábito é o fato de considerarem a mãe a pessoa mais próxima, que melhor os entende e que, em muitos casos, é a "musa" de seu sucesso.
Para 31% dos entrevistados, a mãe lhes transmite segurança, para 26%, lhes tranqüiliza na hora de tomar decisões difíceis. O restante afirmou que a geradora lhes dá força para seguir em frente.
Para os entrevistados, as principais qualidades desta figura feminina são o carinho (65%), a compreensão (58%), a confiança (43%), a sinceridade (39%) e a sabedoria (28%).
Independente da idade ou a posição social ocupada, 33% dos entrevistados afirmam que a opinião da mãe é indispensável e este é o segredo da fama e do sucesso de todos. A mama é a pessoa da família na qual os homens mais confiam, acima da esposa ou da namorada, do pai e dos irmãos, irmãs e tios, que ocupam os últimos lugares.