terça-feira, maio 13, 2003
(( Na falta de máscaras, camponeses amarram sutiãs no rosto para se proteger da Sars ))
deu na CNN
TAIPÉ -- Em meio à escassez de máscaras cirúrgicas na sua região, camponeses do sul de Taiwan estão recorrendo a sutiãs para cobrir a boca e o nariz e se proteger do vírus da Sars, a pneumonia atípica que já causou centenas de mortes em várias partes do mundo.
"Eu fui a todas as farmácias na minha aldeia e foi impossível encontrar uma máscara adequada", contou um homem de meia-idade, numa entrevista à televisão, em que apareceu com o rosto parcialmente coberto por um "meia-taça", na cor vinho.
"Alguém apareceu com essa idéia e eu decidi tentar", acrescentou.
Explorando esse filão, uma pequena fábrica de sutiãs, da área de Tainan, no sul da ilha, começou a converter parte de sua produção em máscaras, coloridas.
Os sutiãs que já estão no estoque vêm sendo divididos em dois e alças extras são costuradas para transformá-los em máscaras.
Com a novidade, o comprador só terá o trabalho de amarrar as alças na nuca, enquanto aguarda a chegada de um novo suprimento de máscaras cirúrgicas.
As máscaras desapareceram das prateleiras das lojas depois que os casos da síndrome respiratória aguda severa triplicaram, nas últimas duas semanas, contaminando 360 pessoas – ficando atrás apenas da China continental e do território chinês de Hong Kong.
(Com informações da Reuters)