sexta-feira, maio 16, 2003
(( Supermercado causa escândalo com chinelo de Jesus ))
deu no Terra
Uma rede de supermercados dinamarquesa causou escândalo ao lançar um novo produto: sandálias, disponíveis em todos os tamanhos, do infantil ao adulto. Nada de novo a não ser o fato da parte de cima da sola dos chinelos trazer desenhos de Jesus Cristo e da Virgem Maria sobre fundos azuis e cor-de-rosa.
O rebuliço foi tanto que a Coop Danmark, maior varejista da Dinamarca, teve que retirar as sandálias plásticas de suas prateleiras. A decisão foi tomada depois que cerca de 200 pessoas se queixaram, disse Jens Juul Nielsen, porta-voz das lojas. "Alguns padres acreditam que quem comprar o produto estará literalmente pisando em Jesus e na Virgem Maria", disse.
Mas nem só de reclamações polidas se fez o caso. Poucas horas depois do produto ter sido colocado à venda, na segunda-feira, um grupo de manifestantes destruiu diversos pares de sandálias. A companhia teve que chamar a polícia, mas não deu queixa.
Em declarações a imprensa local o um padre católico Stephen Holm disse que era muito desagradável "pisar sobre uma imagem sagrada". Já, Jan Lindhardt, bispo luterano, disse que só alguém muito bobo e estúpido poderia tentar vender imagens religiosas em chinelos.
Juul Nielsen não informou quantos pares de chinelos foram vendidos, mas a imprensa local falou em 4 mil unidades, ou seja, metade do estoque do produto. Embora 84% dos dinamarqueses pertençam à igreja Luterana, estatísticas oficiais dizem que menos de 5% freqüentam a igreja regularmente. Menos de 1% do país escandinavo, de 5,3 milhões de habitantes, são católicos.