quarta-feira, junho 04, 2003

 

(( Boliviano se disfarça como portador de deficiência para tentar despitar policiais ))

deu no Jornal da Tarde

enviada pela Katya

Comentário SACI: Matéria publicada em 30 de maio de 2003.

Casos como o relatado pela matéria evidenciam o preconceito ainda existente com relação a pessoas com deficiência. O estereótipo de "coitadinho" ou "incapaz" é usado por pessoas inescrupulosas como artimanha para esmolar, ou enganar, o que por sua vez alimenta esse círculo vicioso que faz com que se acredite que deficientes não cometeriam crimes.

GUARULHOS/SP - O boliviano Añes Vaca, de 30 anos, foi preso na noite de quarta-feira no Aeroporto de Cumbica tentando embarcar com mais de um quilo de cocaína para Barcelona, na Espanha. O 'mula', que se passava por paraplégico, foi desmascarado porque tentou se levantar da cadeira de rodas quando os agentes o abordaram na área de embarque internacional. Vaca vinha de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e estava em trânsito por São Paulo.

Segundo o delegado Wagner Castilho, os agentes federais suspeitaram do boliviano porque ele suava muito e olhava atentamente para todos os lados.

"Ele estava num dos cantos do aeroporto, muito tenso", disse o Castilho. Os policiais se aproximaram e começaram a fazer perguntas. Quando pediram para revistá-lo, ele esboçou o movimento de se levantar da cadeira.

Descoberta a farsa, os agentes iniciaram uma revista minuciosa. Não encontraram nada nas roupas nem pelo corpo de Vaca. Quando decidiram investigar os sapatos, os policiais furaram a sola com um pequeno canivete.

Era o esconderijo de parte da cocaína. "Dentro das solas do par de sapatos havia 800 gramas de cocaína, no total", disse o delegado.

Vaca tentou negar que soubesse da existência da droga e ofereceu sua bagagem para revista. Não havia sinal de droga. Os agentes federais decidiram então levá-lo ao Hospital Municipal de Guarulhos e, no raio-x, foi constatado a presença de cápsulas no estômago. Vaca foi operado para a retirada de mais 50 cápsulas de cocaína. O boliviano foi preso por tráfico internacional de drogas e ficará detido na carceragem da Polícia Federal no bairro de Higienópolis.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?