terça-feira, junho 03, 2003
(( Escova de cabelo salva Genoino de sequestro relâmpago ))
deu na Folha
Uma escova de cabelo salvou o presidente nacional do PT, José Genoino, de um sequestro relâmpago, na noite de ontem, em São Paulo. Mas a assessora Daniela Antunes e o motorista Edson Tadeu Zacharias não tiveram a mesma sorte e ficaram por uma hora e meia nas mãos dos sequestradores.
Daniela e Zacharias chegaram com o Fiat Marea blindado, ano 2003, do diretório nacional do PT, na casa de Genoino, no Butantã, zona oeste, por volta das 21h. Eles iriam levar o petista para uma entrevista no programa "Roda Vida", da TV Cultura.
Genoino saiu de casa mas, antes de entrar no carro, lembrou de uma escova de cabelo. "Ele viu a gente lá fora, mas lembrou da escova para pentear o cabelo que ele sempre carrega, e voltou para pegá-la em casa", disse Daniela.
Enquanto a assessora e o motorista aguardavam a volta do presidente do PT, foram abordados por dois homens armados que obrigaram as vítimas a entrarem no Marea. Um terceiro sequestrador aguardava em um Palio.
Caixa eletrônico
Um dos criminosos sentou no banco traseiro, com Daniela, e outro, na frente, com Zacharias. Eles foram obrigados a entregar cartões bancários. O terceiro criminoso, que estava no Palio, foi o responsável por sacar dinheiro nos caixas eletrônicos.
As vítimas circularam por cerca de uma hora e meia entre Cotia e São Paulo. No início, a dupla ameaçava o motorista e a assessora, que tentava acalmar os criminosos.
"Apesar de estar tremendo, falava para eles se acalmarem e dissemos que éramos trabalhadores. Os sequestradores ficaram mais tranquilos depois e disseram que iam deixar a gente ir embora e que só queriam dinheiro", disse Daniela.
Livres
Após os saques, a dupla deixou as vítimas na rodovia Raposo Tavares, perto da rua Alvarenga, zona oeste, e fugiu com o veículo.
Daniela disse que, quando Genoino saiu novamente de casa e não viu o carro estacionado, achou que ela e o motorista haviam saído para comprar cigarro. Depois, foi avisado por uma vizinha que a dupla havia sido sequestrada.
O presidente do PT acionou a polícia e foi para o programa. Antes de começar a entrevista, Daniela, já libertada, ligou para Genoino e avisou-o que tudo estava bem.
O presidente do PT já teve dois celulares roubados. Um, durante uma partida do seu time de coração, o Corinthians. O outro, semanas depois, em sua passagem pelo Fórum Social Mundial, no RS.