segunda-feira, fevereiro 16, 2004

 
BBC
Atualizado às: 13 de fevereiro, 2004 - 13h34 GMT (11h34 Brasília)

'Laboratório do amor' prevê duração de casamento


Predições do 'Laboratório do Amor' têm 94% de precisão
Cientistas do Instituto de Pesquisas de Relacionamento, apelidado de "Laboratório do Amor", dizem ter criado um modelo matemático que pode prever quais casamentos terminarão em divórcio.
O psicólogo John Gottman e os matemáticos James Murray e Kistin Swanson alegam que suas previsões têm 94% de precisão.

Casais submetidos ao teste devem primeiro preencher um questionário para identificar seus tipos de personalidade.

Eles então são ligados a um equipamento para monitorar respostas físicas e emocionais durante discussão sobre algum assunto controverso, como dinheiro, por exemplo.

Análise

Swanson – que diz sempre ter sido cética em relação à idéia de uma equação do amor – então examina os dados.

"Mas há algo a mais aqui, não é simplesmente matemática", disse ela. "Quando inicialmente comecei a trabalhar nisso, eu acreditava que não existiria uma maneira de quantificar um sentimento como esse. Não fazia sentido para mim."

"Mas cruzando quatro estudos diferentes, pudemos testar 500 casais com resultados com precisão acima de 90%."

O modelo foi desenvolvido com o uso de dados coletados de conversas filmadas entre casais. Dados psicológicos, como medição da pulsação, também foram coletados e analisados.

Problemas

Segundo os pesquisadores, as conversas refletem problemas fundamentais de um casal.

"Antes desse modelo, previsões de divórcio não eram precisas", diz Gottman. "E nós não tínhamos idéia de como analisar os casamentos de longa duração e os casais que se divorciavam."

O segredo foi quantificar a proporção de interações positivas e negativas durante as conversas.

A proporção mágica é de cinco para um, respectivamente, e um casamento corre o risco de não dar certo se a proporção for menor que isso.

"Quando pessoas que vivem um casamento feliz conversam sobre assuntos importantes, eles podem não concordar, mas eles riem, brincam e mostram sinais de afeição porque têm relações emocionais", disse Gottman.

"Mas muita gente não sabe como se relacionar ou como usar senso de humor nessas situações, e isso significa que a maioria das brigas acontece porque falta conexão emocional. Nós não saberíamos isso sem o modelo matemático", acrescenta.

"O que estamos tentando fazer é realmente entender como funcionam as relações amorosas. E assim podemos ajudar as pessoas a construir seus romances e paixões."

A pesquisa do "Laboratório do Amor" foi apresentada no encontro anual da Associação Americana para Avanços Científicos, em Seattle.



Comments:
Tenho 8 meses de casada.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?