quinta-feira, outubro 31, 2002
(( Ótica fabrica lentes de contato para cachorros e gatos ))
deu no Terra
A empresa multinacional Menicon comercializará a partir de já no Japão as primeiras lentes de contato para cachorros e gatos destinadas a atenuar as lesões da córnea, informou hoje, quinta-feira, a companhia.
Coincidindo com o "dia do cão", que no Japão é cada primeiro de novembro, estas lentes de contato estarão a venda em 200 clínicas veterinárias do país.
Segundo Menicon, as lentes, muito similares às empregadas pelos humanos, estão especialmente pensadas para evitar que se desprendam facilmente dos olhos dos animais, e estão indicadas como tratamento em caso de lesões já que ajudam a regenerar os tecidos da córnea.
Além disso, o tempo de recuperação pode reduzir-se à metade se se acompanha o uso das lentes com a aplicação de um colírio, disse a empresa.
Menicon, com sede central na província de Nagóia e presente em vários países, prevê vendas iniciais de dez milhões de ienes (uns 80.000 dólares).
A multinacional, que comercializou sem muito êxito há cinco anos lentes intra-oculares para tratar as cataratas dos cachorros mediante implante, assinalou que mais que comercial seu objetivo foi poder aproximar a tecnologia a estes animais.
(( Pesquisadores identificam usuários que gostam de Internet lenta ))
Tem gosto para tudo...
deu no Terra
Enquanto os provedores de Internet competem entre si para dar mais velocidade aos usuários, uma pesquisa da universidade estatal da Pensilvânia divulgada hoje mostra que para muitos baixar imagens lentamente é muito mais excitante.
Um artigo publicado hoje pela revista Media Psychology descreve como o estudo comparou as reações físicas e psicológicas dos usuários da Internet na concorrência por mais velocidade entre serviços de banda larga, cabo, modem e linhas digitais para assinantes (DSL, siglas em inglês).
A pesquisa foi chefiada por S. Shyam Sundar, professor de Comunicação e co-diretor do Laboratório de Pesquisa de Efeitos dos Meios da Universidade Penn, e Carson Wagner, professor de publicidade na Universidade do Texas. Os pesquisadores discutiram o efeito do aumento na velocidade de baixar programas e o tempo que a imagem leva para aparecer totalmente na tela do computador.
Este conceito de velocidade de descarga é desconhecido para os usuários de meios tradicionais, como a televisão, mas para os da Internet é algo muito importante, que determina decisões sobre a aquisição de equipamentos e a escolha das formas de conexão. Em três experimentos separados, foram medidos o impacto da velocidade de baixar elementos, controlando os níveis de condutividade na pele dos usuários expostos a versões de descarga rápida ou lenta das mesmas páginas da Internet.
A primeira pesquisa mostrou que uma imagem erótica descarregada lentamente elevava mais o nível de excitação que a mesma imagem descarregada em velocidade maior. "Esse foi um resultado um tanto surpreendente, que contraria o que alguém imaginaria intuitivamente, mas esse resultado e o conceito de velocidade de descarga em geral representam uma das contribuições teóricas mais importantes da pesquisa", disse Sundar.
Os níveis de condutividade na pele -uma medida do grau em que as glândulas sudoríparas se ativam mediante o cálculo do nível de condutividade de eletricidade através da pele-, oferecem uma ferramenta para os investigadores de comunicações porque permitem a medição das respostas de excitação. Os aumentos de níveis registrados podem ser o resultado da antecipação ou da frustração como resultado da resposta à velocidade da descarga na Internet.
Em todas as imagens do teste, as pessoas expostas a páginas da Internet lentas, e as que depois tiveram a oportunidade de visitar outras páginas, foram mais ativas em suas pesquisas. Estes usuários experimentaram mais "ligações" e visitaram mais páginas que os que viram páginas com maior velocidade.
quarta-feira, outubro 30, 2002
(( Cientistas comprovam o alto grau de dificuldade do game Tetris ))
da Folha Online
Quem nunca ouviu falar no Tetris? Um dos motivos para tamanha popularidade do game talvez seja o seu grau de dificuldade, que acaba fazendo dele um vício entre os jogadores. O objetivo do jogo parece simples: mover e rotacionar figuras geométricas de forma a encaixarem-se formando linhas completas no "chão" da tela.
Mas cientistas descobriram que a brincadeira não é assim tão simples. Os pesquisadores mostraram matematicamente que o problema proposto pelo Tetris é muito difícil de se resolver, ainda que você saiba qual é o formato da próxima peça que será lançada.
Erik D. Demaine e seus colegas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) notaram que mesmo que seja relativamente fácil verificar se a "solução para o problema" é válida, não há uma maneira de otimizar os objetivos do jogo. Ou seja, o game não tem uma solução definida, o que caracteriza um problema NP-completo.
Um problema NP-completo é um problema para o qual não se conhece um algoritmo (ou uma solução) eficiente. Melhor dizendo, um problema para o qual até hoje não se encontrou esse algorítmo e supõe-se que ele não exista.
O jogador tem que remover o maior número de linhas possível, encaixar um grande número de peças para não perder o jogo, conseguir o máximo de "tetris" (remoção de quatro linhas de uma só vez) possível e manter a altura das colunas o mais baixo que puder durante todo o jogo, tudo isso sem uma fórmula pré-estabelecida.
Durante os jogos simulados pelo grupo, o jogador sabia qual era o formato da próxima peça que receberia --algo que não acontece em condições normais de jogo, em que as peças são lançadas aleatoriamente sem que o jogador as veja antes-- e ainda assim não encontrou a solução para o game.
"Enquanto você joga Tetris, está realmente tentando resolver um problema dos mais difíceis", diz Demaine. Os cientistas comparam o "problema" proposto pelo game a qualquer outro para o qual ainda não se tenha encontrado um algoritmo eficiente.
(( Cápsulas e bolinhas podem ser a alimentação do futuro ))
deu no Terra
Palitinhos para beliscar, cápsulas vegetais ou bolinhas de especiarias: uma jovem equipe de criadores apresentou sua primeira "coleção do imaginário alimentar" no Salão Internacional da Alimentação de Paris e está reiventando os hábitos de consumo.
O grupo partiu da idéia de que a criação e inovação em matéria de produção de alimentos não têm tido o espaço adequado. Edouard Malbois e Philippe Baumont abriram em abril deste ano o primeiro "escritório de estilos" do setor, chamado de Enivrance. O escritório dos rapazes é original, não há caderno de tendências para definir o que será a moda do futuro, como nas tradicionais empresas de estilo. Seu "leque de sabores", que se apresenta em forma de livro, oferece hoje às empresas do setor de alimentos várias propostas que nada têm a ver com a ficção científica. Todas as suas invenções têm protótipos.
Por exemplo, a "placa alimentar", de forma retangular, pode ser um aglomerado de salada, de grãos ou de hortaliças. Divisível, prática, pode ser transportada e consumida em qualquer lugar. Do mesmo modo, as "cápsulas vegetais" podem ser consumidas todas de uma vez ou com outros alimentos. Igualmente fáceis de usar são as "bolinhas de tempero" de açafrão ou noz moscada, ou as pastilhas que contêm um concentrado de frutas. Outra novidade é um "cartão de condimentos", feito de folhas de pimenta, gergelim ou de qualquer outra especiaria, fácil de cortar em pedaços.
Para as recepções, os criadores imaginaram um "novo bufê", no qual pastéis e outros salgadinhos são substituídos por palitinhos crocantes cobertos com grãos de gergelim e "cigarros de frutas", que nada mais são do que frutas enroladas em folhas de menta.
Para ajudar a digerir todas essas inovações culinárias, uma "infusão sólida" que se desfaz na boca será servida aos convidados no final do almoço. O sanduíche do futuro deve ser feito de vários extratos de alimentos em placas, como um folheado, sobrepostos segundo o gosto de cada um.
Os criadores garantem que a primeira coleção já teria chamado a atenção de empresas do setor de alimentos. Entretanto recusam-se a divugar os nomes dos interessados.
terça-feira, outubro 29, 2002
(( Astronautas levam bonecas e chocolates ao espaço ))
da Reuters, em Baikonur (Cazaquistão)
Bonequinhas de madeira, chocolates belgas e um ursinho de pelúcia devem compor uma atmosfera familiar para a tripulação russo-belga que parte rumo ao espaço na quinta-feira.
O lançamento do foguete tripulado Soyuz, marcado inicialmente para segunda-feira, foi adiado devido à explosão de um foguete do mesmo tipo no dia 15 de outubro.
Aquela explosão, que as autoridades espaciais russas atribuíram à entrada de um objeto estranho nos propulsores do foguete, matou um homem e alimentou temores de que a Rússia não consiga realizar os investimentos prometidos na construção da Estação Espacial Internacional (ISS).
Mas em uma entrevista coletiva, a tripulação de três homens, que deve substituir uma cápsula de resgate na ISS --atualmente ocupada por dois russos e um norte-americano--, parecia contente e confiante no sucesso da missão deles.
"Claro que há algum nervosismo, mas estou muito otimista", disse o engenheiro de vôo Frank de Winne em um hotel das proximidades da base russa de Baikonur, no Cazaquistão.
O belga de 41 anos confessou estar levando na bagagem um dos maiores símbolos do país dele: "Estou levando chocolates belgas comigo".
O engenheiro Yuri Lonchakov, 37, disse que um pequeno urso iria acompanhá-lo na viagem de 12 dias. "Esse é o brinquedo favorito de meu filho, e ele será meu talismã", declarou.
O membro mais experiente da tripulação, o comandante de vôo Sergei Zalyotin, 40, contou que trazia consigo algumas "lembranças" da estação espacial russa Mir, atirada no Pacífico em 2001 depois de 15 anos em órbita. Em 2000, ele ficou por 72 dias na Mir.
A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) apresentou os cosmonautas estampados em uma "matryoshka", um conjunto de bonecas russas que se encaixam umas nas outras. Cada uma das bonecas tinha o rosto de um dos cosmonautas. As bonecas também seriam levadas ao espaço.
(( Ativistas salvam galinhas alemãs de morte durante espetáculo ))
da Reuters, em Berlim
Duas galinhas escaparam da execução pública quando amantes dos animais invadiram o palco durante um espetáculo, disse hoje um porta-voz de um abrigo de animais na cidade de Wuerzburg, no sul da Alemanha.
As aves deveriam ser mortas como parte de um espetáculo chamado "O Massacre de Duas Galinhas", do dramaturgo Alf Poss, mas ativistas dos direitos dos animais agiram antes que alguém tocasse nas aves.
"Era nosso dever resgatar as galinhas e garantir o bem-estar delas", disse uma porta-voz do abrigo de animais.
O diretor de teatro Wolfgang Schulz defendeu sua produção, dizendo que foi feita como uma crítica à fome no Terceiro Mundo.
"No fundo, é sobre a tensão", disse Schulz. A peça exige que duas galinhas sejam mortas a cada espetáculo --um total de 48 para a temporada teatral.
Matar galinhas sem uma licença acarreta uma pena de até três anos de prisão ou uma multa por crueldade contra animais, disse o promotor público Clemens Lueckemann.
segunda-feira, outubro 28, 2002
(( Jogador de videogame quer fazer seguro para seus dedos ))
da Folha Online
Um garoto jogador de videogame de 17 anos de idade disse que quer fazer um seguro de US$ 581 mil para seus dedos.
O londrino Alex Nikitin vai participar esta semana do campeonato World Cyber Games, na Coréia, depois de ter sido vice-campeão da competição mundial nos Estados Unidos.
Uma vez que os melhores gamers (como são chamados os jogadores de videogame) do mundo recebem cerca de US$ 200 mil por ano, Nikitin disse que é importante que ele coloque os seus dedos no seguro.
Em documento, Nikitin diz que "as eliminatórias para o World Cyber Games fizeram com que ele procurasse maneiras de proteger os seus bens -- no caso, os dedos. Jogos on-line como Quake e Starcraft vêm sendo jogados cada vez mais rapidamente do que antes, graças ao acesso à internet por banda larga, ao aumento da capacidade dos PCs e às horas dedicadas à prática do jogo".
E concluiu dizendo que "essas são ótimas notícias para jogadores como eu, mas também aumentam o risco de uma lesão nos dedos, que são as principais ferramentas para essa atividade."
O garoto é patrocinado pela Blueyonder, divisão de internet da empresa de cabos Telewest Broadband.
(( Homem guarda mulher em caixão de vidro na sala ))
estamos pesquisando a fonte...
Jeff Green, o americano que conserva o cadáver de sua esposa dentro de um
caixão de vidro em sua sala, disse: "Não pude suportar a dor da morte de minha
mulher, então trouxe-a de volta para casa". Assim começa o depoimento do
viúvo Jeff Green, 32, que vive no Arizona - EUA. A encaixotada tinha um
problema de nascença no coração, que causou sua morte prematura aos 29 anos.
As últimas palavras de Lucy,dizendo que iriam se reencontrar no céu, não
foram suficientes para aplacar a tristeza de seu apaixonado marido.
No funeral, em um ato desesperado, Jeff decidiu que não deixaria Lucy ir.
"Chamei o responsável pelo cemitério e contei como me sentia. Entrei com
um pedido e consegui uma permissão especial para mantê-la em casa. Parece
estranho, mas prefiro tê-la comigo a enterrá-la sob sete palmos de terra.
Lucy tinha um ótimo senso de humor, tenho certeza que ela iria adorar ser a
minha mesa da sala".
Jeff encomendou um caixão especial que impede a decomposição do corpo, todo
em vidro. "Custou-me mais de 6 mil dólares, mas eu pagaria o dobro para
tê-la de volta em casa".
"Algumas pessoas deixaram de frequentar minha casa porque têm medo de Lucy,
mas meus verdadeiros amigos respeitaram minha decisão e já se acostumaram a
vê-la aqui, além disso é uma bela peça de decoração"
(( Psicólogo tenta achar cura para transtorno relacionado ao tamanho do pênis ))
deu no Terra
Um psicólogo alemão está em busca da cura da parauresis, temor que alguns homens têm de urinar em lugares públicos. O psicólogo Philipp Hammlstein, investigador da Universidade Heinrich Heine, acredita que o medo está diretamente ligado ao tamanho dos genitais daqueles homens que padecem do transtorno. "Todos os homens normais devem ser capazes de usar um banheiro público", afirmou o psicólogo.
De acordo com outros estudos sobre o assunto, 6% dos homens têm um medo irracional de urinar ao lado de outros. Hammlstein disse que já curou vários pacientes e que agora está recrutando 60 voluntários para provas clínicas.
A terapia dura três meses. Conforme o investigador, os pacientes deverão beber muito líquido e passar mais tempo nos banheiros públicos. O psicólogo acrescentou que, freqüentemente, os homens que têm este transtorno o desenvolveram na adolescência e estaria relacionado a brincadeiras relacionadas à masculinidade.
(( Marroquina fica 46 anos grávida da France Presse, em Paris ))
enviada por Alê Basile
Uma marroquina de 75 anos manteve em seu ventre um feto de quase quatro quilos durante 46 anos, disse hoje uma fonte médica em Paris.
A gravidez foi descoberta em julho passado, quando a mulher resolveu consultar um ginecologista "por não poder mais suportar o peso que sentia no ventre", afirmou a fonte.
Uma laparotomia (incisão destinada a abrir a cavidade abdominal) permitiu a Uazzani Taibi, da maternidade de Rabat, descobrir a existência do feto, já convertido em fóssil, e retirá-lo.
A paciente havia consultado um médico em 1956, mas a gravidez extra-uterina não foi detectada naquele momento.
O feto continuou crescendo até atingir 3,7 kg e morreu pouco antes de completar nove meses. Aos poucos, ele foi se transformando em fóssil e ficou envolto em uma "casca" de cálcio que a mãe produziu.
O "isolante natural" permitiu à mulher levar uma vida relativamente normal, segundo a revista marroquina "L'Evénement Médical", que dedica um grande espaço a esse raro caso de gravidez, considerada "a mais longa" já registrada.
(( Sexo dá dor de cabeça aos homens, diz estudo alemão ))
deu na BBC
A dor pode ocorrer de repente e ser muito forte
Cientistas descobriram que os homens têm mais chances de estar dizendo a verdade do que as mulheres quando afirmam: "Hoje não, querida. Estou com dor de cabeça".
Uma equipe de pesquisadores alemães da Universidade de Munster estão investigando o fenômeno das dores de cabeça relacionadas à prática sexual.
A dor geralmente ocorre de repente no momento do orgasmo e pode ser muito forte. Entre os pacientes examinados pela equipe alemã, os ataques de dor duravam poucas semanas e desapareciam espontaneamente.
Os cientistas descobriram que o problema atinge três vezes mais homens do que mulheres e afeta uma em cada cem pessoas pelo menos uma vez na vida. No entanto, algumas podem sofrer do problema regularmente.
Causas
As causas para o problema ainda não são conhecidas, mas acredita-se que possam estar relacionadas com o aumento do fluxo de sangue e a dilatação das veias sanguíneas durante o ato sexual.
A equipe de pesquisadores alemães ressaltam que as pessoas não desenvolvem essa condição com determinados parceiros ou como resultado de certos hábitos sexuais, e que a dor não está ligada a nenhuma forma de problema no cérebro ou doença.
A dor de cabeça sexual é mais comum entre os jovens, e há mais chances de que ela ocorra pela primeira vez entre as idades de 20 e 25.
Pesquisa
Os cientistas Achim Frese e Stefan Evers examinaram pacientes que haviam reclamado de dores de cabeça durante o sexo.
Segundo Frese, que apresentou os resultados preliminares do estudo em um encontro da Federação Européia de Ciências Neurológicas em Viena, na Áustria, "a grande maioria dos pacientes sofria de uma explosiva e forte dor de cabeça, que começava mais ou menos na hora do orgasmo".
"Outros, tinham uma dor mais fraca que se tornava mais forte gradualmente, antes do orgasmo", acrescentou o pesquisador.
Na maior parte dos casos, as dores de cabeça apareciam durante o ato sexual com um parceiro regular ou durante a masturbação.
"Alguns pacientes perceberam que eles poderiam evitar alguns dos ataques de dor ao intensificar o excitamento sexual mais gradualmente", disse Frese.
sexta-feira, outubro 25, 2002
(( Cientista desenvolve desinfetante à base de vinho ))
da Reuters, em São Francisco
Se as pesquisas do cientista Mark Daeschel forem bem-sucedidas, você poderá encontrar em breve desinfetantes à base de vinho nas prateleiras dos supermercados.
A idéia surgiu com base em uma dica de saúde extremamente antiga: a de que beber vinho durante as refeições ajuda algumas pessoas a evitar a intoxicação alimentar.
Daeschel, professor de ciência e tecnologia alimentar na Universidade Estadual de Oregon em Corvalis (EUA), descobriu que o vinho, particularmente o branco, mata bactérias potencialmente letais como o Escherichia coli e a salmonela, entre outras.
"Daí surgiu a idéia de um desinfetante à base de vinho", disse Daeschel.
O cientista descobriu que a combinação dos ácidos málico e tartárico do vinho branco com o conteúdo alcoólico ataca e mata os germes.
Os advogados da universidade estão preparando a documentação para patentear a fórmula, disse Daeschel. Algumas vinícolas estão interessadas em licenciar o produto para se livrarem dos estoques não comercializados de vinho comum.
Daeschel disse estar aprimorando a fórmula para conseguir os melhores resultados em termos de extermínio de germes e também para garantir que o produto não deixe um resíduo pegajoso ou tenha um cheiro desagradável.
Além de ser uma alternativa para desinfetantes à base de cloro ou iodo, a fórmula pode também ser usada em outras aplicações relacionadas à alimentação, como no processamento de carnes.
(( Dia Mundial do Macarrão é comemorado no Brasil e no mundo ))
ADRIANA RESENDE
da Folha Online
Você é adepto da tradição de que quinta-feira e domingo são dias de comer uma boa massa, principalmente macarrão? Deixe de lado essa idéia e coma seu macarrãozinho hoje mesmo, para comemorar o Dia Mundial do Macarrão.
A data é lembada em vários países, entre eles EUA, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela e Brasil, claro. A data, 25 de outubro, foi escolhida por ser o dia da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, em 1995.
O Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão do mundo, com 1 milhão de toneladas (dados de 2001), e faturamento na ordem de R$ 2 bilhões. O consumo de macarrão no Brasil é de 5,6 kg por pessoa, a cada ano.
A Abima (Associação Brasileira de Indústrias de Massa Alimentícia) promove, desde 1998, o MGF (Macarrão Gourmet Fashion), que reúne chefs de cozinha de vários Estados, para marcar a entrega simbólica de doações das indústrias.
Neste ano, a Abima arrecadou cerca de 20 toneladas de macarrão, que serão doadas a entidades assistenciais dos governos de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará.
Participaram do evento, realizado ontem às 20h, 12 chefs, que apresentaram a cerca de 700 convidados suas criações - entradas, pratos principais e até sobremesas - à base de macarrão. O jantar acontece no restaurante O Leopolldo, no Morumbi (zona sul de SP).
Foram convidados chefs de São Paulo, como Edir Nascimento (restaurante L'Orange), Giancarlo Bolla (O Leopolldo) e Roberto Ravioli (Empório Ravioli), do Rio, como Francesco Carli (Cipriani - Hotel Copacabana Palace), de Olinda (PE), César Santos (Oficina do Sabor), entre outros.
(( FBI prende "Bandido Bochechudo" ))
deu no Terra
O FBI prendeu um carteiro acusado de ser o "Puffy Cheek Bandit" (algo como o "Bandido Bochechudo") responsável por 27 assaltos a banco em cinco Estados desde 1998. Cazzie Williams, 30, foi detido ontem em um restaurante onde ele entregava uma carta.
O Bandido Bochechudo ganhou este apelido porque segurava o ar nas bochechas durante os roubos. O ladrão, que foi mostrado no programa de televisão Os mais procurados da América no ano passado, entregava um bilhete às caixas dos bancos ameaçando matar os clientes se não lhe dessem o dinheiro. Ele apenas insinuava que tinha uma arma, mostrando um volume sob o casaco.
Williams roubou mais de US$ US$ 100 mil entre setembro de 1998 e junho de 2000.
(( Comer peixe uma vez por semana reduz risco de demência, diz estudo ))
da Reuters, em Londres
Comer peixe uma vez por semana pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver o mal de Alzheimer e outras formas de demência, disseram hoje cientistas franceses.
Depois de estudar as dietas de mais de 1.600 idosos que viviam no sul da França, os pesquisadores verificaram que após sete anos as pessoas que comiam mais peixe tinham menos sinais de demência.
"Os idosos que comem peixe ou frutos do mar ao menos uma vez por semana têm um risco menor de desenvolver demência, incluindo Alzheimer", disse Pascale Barberger-Gateau, da Universidade Victor Segalen, em Bordeaux.
O peixe é rico em ácidos poliinsaturados que, segundo Barberger e sua equipe, poderiam reduzir a inflamação no cérebro. Essas substâncias também podem ter um impacto sobre o desenvolvimento cerebral e a regeneração das células nervosas.
Outros estudos médicos demonstraram que o consumo regular de peixe poderia diminuir significantemente o risco de morte por enfarto.
Os cientistas, que relataram suas descobertas ao "British Medical Journal", afirmaram não ter encontrado nenhuma ligação notável entre a ingestão de carne vermelha e o risco de demência.
A doença de Alzheimer é a principal causa de demência entre idosos e afeta cerca de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. O ex-presidente norte-americano Ronald Reagan e o ator Charlton Heston fazem parte dessa cifra.
Ainda não se conhece uma cura para a enfermidade, que é progressiva e debilita a memória a capacidade mental das vítimas.
quinta-feira, outubro 24, 2002
(( Lituânia elege Miss Cadeia ))
da France Presse, em Vilnius (Lituânia)
Oito detidas da única prisão feminina existente na Lituânia participarão em 14 de novembro como finalistas da eleição da Miss Cadeia, anunciou hoje o organizador do concurso.
"As oito finalistas da competição foram selecionadas entre 39 candidatas que quiseram participar do concurso", declarou Arturas Valinskas, em entrevista coletiva.
O concurso será realizado no presídio, que fica na cidade de Panevezys, e a eleita vai receber um prêmio de 10 mil litas (cerca de US$ 2.900).
quarta-feira, outubro 23, 2002
(( Vivendo e aprendendo ))
deu no Meio e Mensagem
Um copo de cerveja por dia 13:44 De acordo com pesquisa realizada pela British Medical School, é aconselhável beber um copo de cerveja por dia, pelo menos. Alguns especialistas da King's College e do St Thomas Hospital, em Londres, descobriram que a bebida é uma das mais ricas fontes do mineral silício, que ajuda a fortalecer os ossos. O coordenador do estudo, Jonathan Powell, revelou que "precisamos de 30 miligramas da substância por dia, um copo de cerveja possui 6". A noticia é do site da revista GQ.
(( Técnico é demitido nos EUA por filmar garotas no vestiário ))
da Reuters, em Los Angeles
O técnico de um time de pólo aquático de uma escola ao sul da Califórnia foi demitido depois que funcionários descobriram um vídeo secreto de meninas se trocando no vestiário, disseram hoje autoridades norte-americanas.
Brian Akian, técnico-assistente do time de pólo da Marina High School, em Huntington Beach, 64 km ao sul de Los Angeles, foi demitido sob a acusação de que estaria envolvido na gravação, afirmou Carol Osbrink, assistente da superintendência da União Escolar Distrital de Huntington Beach.
Osbrink disse que o vídeo foi aparentemente feito com uma câmera escondida em um armário de equipamentos próximo do vestiário feminino e mostrava as meninas se trocando e tomando banho.
A fita foi encontrada por um outro professor no escritório usado por técnicos de natação e pólo, declarou Osbrink. Ela se recusou a dizer que evidências levaram a Akian.
"Ele tem participação nisso", disse Osbrink, acrescentando que Akian tinha acesso ao armário e teria usado uma câmera da escola que era normalmente utilizada para gravar jogos.
Osbrink afirmou ainda que a fita tem pouco mais de 30 minutos e contém imagens gravadas em dias diferentes.
"O time de pólo está triste por inúmeras razões", declarou Osbrink. "Pais e alunos estão preocupados. Alguns conheciam esse jovem há algum tempo."
Gary Meza, sargento da polícia de Huntington Beach, disse que os detetives estavam investigando o caso, mas não tinham oficializado Akian como suspeito.
"Do ponto de vista da polícia, precisamos descobrir quem está na fita e identificá-las como vítimas", afirmou Meza, acrescentando que o crime estava sendo investigado como um delito leve, que normalmente resulta em um ano de prisão.
(( Cães preferem música clássica a rock ou pop, diz estudo ))
da Folha Online
Os cães ficam mais relaxados e comportados quando escutam música clássica, em vez de pop ou rock. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Queen, em Belfast (Irlanda), e publicada na revista "Animal Welfare".
O estudo analisou a reação de 50 cachorros a tipos diferentes de música: um CD de pop (incluindo Britney Spears, Robbie Williams e Bob Marley), um CD de clássico (com "As Quatro Estações", de Vivaldi, "Ode à Alegria", de Beethoven), um álbum do grupo Metallica e a gravação de uma conversa.
Os animais fizeram mais barulho quando escutaram Metallica, enquanto a música clássica acalmou a todos.
(( Maratona de games provoca mais uma morte ))
Homem de 27 anos faleceu em um cibercafé de Taiwan, após 32 horas ininterruptas de jogo. Há cerca de dez dias, um rapaz de 24 anos jogou por 86 horas e também morreu, na Coréia do Sul
IDG Now!
Mais um caso de morte ronda o universo dos games. Na semana passada, um homem de 27 anos faleceu em um cibercafé, em Taiwan, após 32 horas ininterruptas de jogo.
Conforme noticiou o site do jornal australiano Sidney Morning Herald, o taiwanês Lien Wen-cheng chegou a um cibercafé da região central de Taiwan às 10h30 da quinta-feira (17/10) e não parou de jogar. No sábado (20/10) às 7h, Lien foi encontrado morto no banheiro do local. A polícia suspeita que a morte tenha sido causada por exaustão.
Este é o segundo caso que relaciona mortes provocadas por “overdoses” de games em um período de dez dias. No dia 10 de outubro, circularam na Web notícias sobre a morte de um homem de 24 anos, que faleceu na Coréia do Sul após participar de uma maratona de games por 86 horas sem parar para comer ou dormir.
(( Professor americano recebe mão mumificada pelo correio ))
da Folha Online
O professor de história Bob Brier, da Universidade Long Island (EUA), recebeu há um mês uma encomenda incomum pelo correio: uma mão egípcia mumificada.
A mão foi enviada pela norte-americana Marilyn Tope Doolen. Ela explicou que seu pai, hoje com 101 anos, havia comprado o resto mortal no Egito em 1926.
Brier inicialmente pensou que seria uma falsificação. Porém, após exames detalhados com raio-X, ela lhe pareceu genuína. O professor acredita que a mão tenha pertencido a uma mulher de classe média-alta, que morreu há 3.000 anos.
Ele afirma que muito pode ser descoberto com a mão. "A razão para estudarmos as múmias é aprender sobre a vida no mundo antigo", explicou ao jornal "Newsday".
terça-feira, outubro 22, 2002
(( Mulher acusa Spielberg de controlar sua mente com microchip ))
Spielberg alegou na Justiça que teme pela segurança de sua família
deu na CNN
LOS ANGELES -- O diretor de cinema norte-americano Steven Spielberg obteve uma ordem judicial de proteção contra uma mulher que o assediava, afirmando que o cineasta havia implantado um microchip em seu cérebro para controlá-la.
A ordem foi emitida na semana passada pelo Tribunal Superior de Los Angeles, no estado da Califórnia, contra Diana Napolis, de 47 anos.
A equipe de segurança de Spielberg teme que a mulher sofra de algum problema mental e represente "um sério risco de confrontação violenta".
Diana redigiu e distribuiu um panfleto em que acusa Spielberg e sua mulher, a atriz Kate Capshaw, de pertenecer a um culto satânico que lhe implantou um microchip no cérebro denominado "receptor de almas", com o qual a controlam.
Segundo Diana, o culto satânico opera a partir do sótão da casa de Spielberg.
O diretor de "Tubarão" e "Indiana Jones" classificou as ações de Diana Napolis de "alarmantes e ameaçadoras".
"Estou preocupado com minha saúde, minha segurança, a segurança de toda a minha família e das pessoas que me rodeiam", declarou Spielberg, em um comunicado.
"Para afirmar o óbvio, não estou envolvido em qualquer forma de manipulação da mente ou do corpo da senhora Napolis, mediante controle remoto ou qualquer outra tecnologia", concluiu.
(Com informações da France Presse)
sábado, outubro 19, 2002
(( Sequestrador erra alvo e leva a empregada ))
do Agora São Paulo
A estudante M.S.R., 14, foi rendida por Cláudio Jr. ao sair da casa que trabalha, em Diadema, na Grande São Paulo, na última quinta-feira.
Segundo a polícia, o acusado a levou pensando se tratar de uma das três filhas do dono da casa, um empresário de transportes.
Quando descobriu que tinha errado a vítima, não desistiu e pediu R$ 100 mil de resgate. A polícia foi acionada e localizou Cláudio ligando ontem à tarde de um orelhão para o empresário.
Preso, ele levou a polícia ao cativeiro, no bairro Eldorado. No local, Eric Gonçalves, 21, mantinha a menor refém. Ambos foram detidos e a garota, solta.
(( Homem morre após maratona de games ))
O homem sul-coreano, identificado pela polícia pelo sobrenome Kim, foi encontrado morto em um cibercafé após participar de uma maratona de games por 86 horas ininterruptas, sem comer ou dormir
IDG Now!
Nesta quinta-feira (10/10), começaram a circular na Web notícias sobre a morte de um homem de 24 anos, que faleceu após participar de uma maratona de games por 86 horas ininterruptas, sem comer ou dormir.
O homem sul-coreano, identificado pela polícia pelo sobrenome Kim, foi encontrado morto no banheiro de um cibercafé na cidade de Kwangju, próxima a Seul.
A polícia sul-coreana informou que suas investigações descartam a possibilidade de homicídio.
(( Time de futebol croata procura um capelão para "caçar demônios" ))
deu na CNN
ZAGREB -- Os dirigentes do clube de futebol croata Dínamo de Zagreb pediram à Igreja Católica que coloque um capelão à disposição de seus jogadores, disse o técnico da equipe, Miroslav Brazevic, em entrevista a um jornal local, nesta sexta-feira.
"Acho positivo integrar a igreja ao time", declarou Brazevic ao jornal Vecernji List. "Os demônios passeiam pelo clube e é preciso caçá-los".
Blazevic foi o técnico da Croácia na Copa do Mundo da França, em 1998, obtendo a terceira colocação do torneio.
Naquela ocasião, a França sagrou-se campeã ao derrotar o Brasil por 3-0 na final.
Atualmente, o Dínamo lidera a classificação do campeonato local e participa da Copa da Uefa, em que enfrentará o inglês Fulham na segunda rodada.
(( Mostra SP: Drag queen compete em fama com Britney Spears ))
deu no Terra
A única coisa que o travesti Angel Benton e o personagem Dude têm em comum é o fato de terem sido rejeitados pela musa teen Britney Spears. E é exatamente o que os une no filme de Ludi Boeken, Britney Baby, One More Time, destaque da 26a Mostra BR de Cinema nesta sexta-feira.
Mistura de ficção e realidade, a comédia conta a história verídica de Angel Benton, ex-Robert Stephens, que interpreta ela mesma: uma drag queen que venceu em 1999 um concurso de sósias de Britney Spears.
Com suas trancinhas loiras e blusinha colegial semi-aberta, Angel desbancou 30 garotas na competição realizada na Califórnia, recebendo como prêmio quatro ingressos para um show da cantora, passe livre para os camarins e um encontro com a diva, além do direito de ir ao concerto de limusine.
A rejeição veio quando Angel foi confundida no show por uma equipe de TV norte-americana, a E!Entertainment, e começou a ser entrevistada como se fosse a genuína Britney.
Na confusão, uma agente da cantora presenciou a cena e expulsou Angel, impedindo que ela realizasse o sonho de conhecer a estrela pop.
"As pessoas que trabalhavam na gravadora da Britney eram umas estúpidas, só um ou outro se salvava", contou Angel, de 27 anos, à Reuters por e-mail.
"A primeira vez que vi Britney foi quando ela começou a trabalhar no Mickey Mouse Club no canal da Disney. Ela tinha 10 anos e eu tinha 17", disse.
Angel, que prefere ser descrita como "ator", explica que atualmente se traveste de drag queen apenas duas vezes por ano e que mudou seu nome de Robert Stephens para Angel Benton.
"Trabalhei durante oito anos nas paradas e shows da Disneylândia e desde abril de 1999 me apresento como sósia da Britney", contou ela, afirmando levar três horas para se transformar na celebridade teen.
Na história real, Angel finalmente conheceu a cantora, alguns meses depois da "tragédia", graças a um DJ de New Orleans que arranjou o encontro.
"Ela foi muito doce comigo quando nos conhecemos. Acabei conhecendo toda sua família, que foi muito acolhedora e amigável", comentou Angel. "Nós não tivemos muito tempo para conversar, apenas alguns minutos, mas foi muito especial", completou.
No filme de Ludi Boeken as duas também se conhecem, mas por motivos diferentes.
BRITNEY TOUR DE MENTIRINHA
A parte fictícia de Britney Baby, One More Time começa quando o premiado diretor de filmes independentes Dude Schmitz (o ator Mark Borchardt), desesperado por ter perdido uma entrevista exclusiva com Britney Spears por causa de uma de suas perguntas indiscretas, encontra Angel num jantar.
Desolados, travesti e cineasta se unem. Dude precisa de dinheiro para terminar seu filme e prepara uma turnê de mentira com Angel, prometendo a ela que no final da excursão lhe apresentará a verdadeira Britney.
Durante a viagem, Dude vende fotos de Angel para caminhoneiros como se a drag fosse Britney, e leva a sósia para passear em shoppings, visitar crianças doentes em hospitais e conceder entrevistas a emissoras de rádios.
No auge do desespero para conseguir pagar sua equipe de filmagens, Dude vende uma série de fotografias sensuais para uma revista, sem a autorização de Angel.
Os dois seguem até a última parada, em New Orleans, e fica por conta do espectador descobrir se Dude vai conseguir a grana, se Angel vai descobrir que está sendo enganada e, finalmente, como será o encontro entre as duas estrelas.
Segundo o diretor Ludi Boeken, Angel Benton chegou a ser confundida principalmente pelas crianças nas ruas e nos locais onde o filme foi rodado. "Eu mesmo ficava confuso em chamá-la de 'ele' ou 'ela'", reconheceu Boeken.
"Acredite ou não, tiveram pessoas que depois do filme pensaram que Angel era Britney ou uma menina que dançava e cantava melhor do que a cantora", disse ele.
Este é o primeiro filme de Boeken, que já dirigiu outros documentários como Who Killed Georgi Markov, ganhador de um Emmy. Entre outros trabalhos, ele produziu o filme Trem da Vida, de Radu Mihaileanu, eleito pelo público e pela crítica como o melhor filme da 22a Mostra de São Paulo.
Britney Baby, One More Time, título inspirado no nome do primeiro álbum da cantora, foi rodado em apenas três semanas em Wisconsin, nos Estados Unidos, no começo de 2001. Apenas uma câmera digital deu conta da produção.
Em seis meses, o longa de um milhão de dólares ficou pronto para a estréia no Festival de Sundance deste ano, na série Midnight, a mesma que lançou A Bruxa de Blair em 1999.
Para ver os horários de exibição deste filme, vá ao site da Mostra: http://www.mostra.org.
(( Moradores do Alasca estão com medo de pássaro gigante ))
deu no Terra
Um pássaro do tamanho de um pequeno avião foi avistado recentemente voando sobre o sudoeste do Alasca, desconcertando os cientistas, disse o jornal Anchorage Daily News hoje. O jornal citou vizinhos das localidades de Togiak e Manokotak dizendo que a criatura, que parecia saída do filme Jurassik Park, tinha uma envergadura de asas de 4,6 metros, o tamanho de uma pequena aeronave.
"Em princípio pensei que era um destes aviões mais antigos", disse Moses Coupchiak, de 43 anos, operário de máquinas pesadas de Togiak. "Ao invés de ir reto, girou a esquerda e foi quando me dei conta de que não era um avião".
O Daily News, o maior jornal do Alasca, disse que os cientistas não têm dúvida de que os moradores da região viram mesmo uma criatura alada, mas se dizem céticos quanto ao tamanho do animal. "Nunca soube de nada com uma envergadura de asas de 4,6 metros que esteja vivo ou tenha vivido nos últimos 100 mil anos", disse especialista em aves de rapina Phil Schemf.
Coupchiak disse que o pássaro desapareceu por encima de una colina e que logo mandou uma mensagem para os vizinhos de Togiak para que ficassem dentro de casa com os filhos. Outro vizinho, um piloto que havia descartado inicialmente as informações, disse que viu recentemente o pássaro a uma distância de somente 300 metros enquanto voava com seu avião.
Schemf e Rob Macdonald, do Serviço de Pesca e Fauna dos Estados Unidos, disseram que houve vários casos de "reconhecimento" da ave gigante no último ano e meio, mas que todos os anteriores se tratavam de uma águia Steller, um pássaro que se alimenta de peixes e que pode pesar 10 quilos e ter uma envergadura de asa de 2,6 metros.
(( Musiquinha de celular salva casamento nos Estados Unidos ))
deu no Terra
Não foi como ela sempre sonhou, mas funcionou. Em Wales, nos Estados Unidos, uma noiva entrou na igreja ao som da Marcha Nupcial tocada pelo telefone celular. Os músicos contratados não conseguiram chegar no horário.
Darren Medd, que estava no local, se lembrou que o aparelho celular tinha a música e a acionou durante a cerimônia que já estava muito atrasada.
Mas, de acordo com o NY Post, no momento em que Tracy Muxworthy e Ian Davies iam dizer o "sim", a banda chegou e tocou o restante.
quinta-feira, outubro 17, 2002
(( Homem morde cachorro na Alemanha ))
da Reuters, em Berlim
Um alemão foi repreendido por morder o nariz de seu cão de estimação, disse hoje a polícia.
O homem de 36 anos gritou e chutou repetidas vezes o animal que chorava antes de pegá-lo pela cabeça e morder o nariz dele, disse um porta-voz da polícia na cidade alemã de Braunschweig, no norte do país.
A polícia precisou dominar o homem para levá-lo sob custódia. "Ele estava tão perturbado que era impossível argumentar com ele", disse o porta-voz.
O cão, um husky híbrido preto e branco, foi colocado em um abrigo animal onde vai esperar por um novo dono.
quarta-feira, outubro 16, 2002
(( Japoneses estão prestes a criar cebolas que não fazem chorar ))
da Reuters, em Londres
Cebolas que não transformam cozinheiros em bebês chorões podem estar em breve no cardápio.
Pesquisadores japoneses identificaram uma enzima nas cebolas que faz homens e mulheres chorarem. A descoberta pode ser o primeiro passo em direção a uma cebola geneticamente modificada que tenha o mesmo sabor da original, mas que não produza lágrimas quando cortada na hora do preparo.
"Descobrimos uma nova enzima na cebola indispensável para a formação do fator lacrimejante - o composto que induz às lagrimas", disse hoje Shinsuke Imai, da empresa "House Foods Corporation", em Chiba, Japão.
A enzima é responsável pela produção de uma substância química irritante que produz as lágrimas. Mas Imai e sua equipe suspeitam que outros compostos dêem às cebolas seu sabor característico.
Os cientistas, que apresentaram os resultados na revista "Nature", planejam agora mais estudos para determinar a função da enzima na produção do sabor. Eles acreditam que uma cebola transgênica que não produza a enzima, mas que tenha o mesmo sabor da original, pode ser a resposta.
segunda-feira, outubro 14, 2002
(( ONGs recusam Pavarotti em campanha contra a fome por ser "grande"))
deu no Terra
A participação do tenor italiano Luciano Pavarotti em uma campanha contra a fome no mundo, despertou críticas por parte de pessoas que afirmaram que por ser uma pessoa "grande" não pode ser considerado um "bom exemplo" para combater a fome. O artista colabora como embaixador honorário da Organização para a Agricultura e a Alimentação das Nações Unidas (FAO) junto com outros cantores, atores e atletas famosos.
A denúncia foi lançada por diversas ONGs européias que trabalham em projetos de desenvolvimento em áreas do Terceiro mundo depois da atuação do artista em um concerto beneficente em favor da FAO em Monte Carlo.
O jornal turinês La Stampa informou que o cantor ofereceu no sábado passado um concerto de árias de Verdi no Fórum Grimaldi de Monte Carlo, onde contava com a presença do príncipe Rainiero de Mônaco, no mesmo dia em que o tenor realizava seu 67º aniversário. Os ingressos desta festa beneficente, que foi assistida por 1,8 mil pessoas, foram destinados integralmente à FAO.
Por sua vez, o organismo da ONU, que tem sua sede na capital italiana, respondeu às críticas dizendo que "o consumo excessivo de alimentos e a obesidade são o outo problema no drama da fome". Segundo lembrou este organismo, 815 pessoas no mundo todo se vêem ameaçadas pelo fantasma da fome, que a cada dia causa a morte de 24 mil pessoas, na maioria crianças.
Pavarotti ainda não respondeu de forma pública às críticas. A FAO criou em 1999 seu programa de Embaixadores honorários, integrado por cantores de grande popularidade como a americana Dee Bridgewater, o senegalês Yossou N'Dour, a libanesa Magida Al Roumi, o brasileiro Gilberto Gil e a sul-africana Miriam Makeba. No elenco figuram também atores como a italiana Gina Lollobrigida e a chinesa Gong Li.
quinta-feira, outubro 10, 2002
(( Policiais resolvem três crimes na pausa para o café ))
deu no Terra
O oficial da polícia montada canadense Ed Boettcher e seu parceiro decidiram fazer uma pausa para tomar um café e comer um sanduíche na segunda-feira achando que iam descansar, mas acabaram resolvendo três crimes no intervalo.
No estacionamento da lanchonete, eles checaram a placa de um carro suspeito e, quando descobriram que ele havia sido roubado, seguiram o motorista e o prenderam.
De volta à lanchonete, observaram um conhecido ladrão de carros dirigindo uma picape. Novamente, checaram a licença do carro, descobriram que era roubado e prenderam o gatuno.
Na terceira tentativa, Boettcher finalmente conseguiu entrar na lanchonete, mas seu parceiro viu dois homens carregando sacolas de golfe e desconfiou. Acabou descobrindo que o carro deles também era roubado e efetuou mais duas prisões.
(( Homem passa mal após chamar prostituta e descobrir que era sua filha ))
da France Presse, em Jerusalém
Um empresário israelense de 48 anos recorreu aos serviços de uma "call girl" em um hotel da cidade de Eilat, às margens do mar Vermelho, e teve um ataque cardíaco ao descobrir que a prostituta chamada por ele pelo telefone era sua filha, disse hoje o jornal "Maariv".
Uma vez recuperado, o empresário encurtou sua estada em Eilat e voltou para casa, onde contou o fato a sua mulher.
Ao ouvir o relato do marido, a mulher decidiu ajudar a filha e pediu o divórcio.
(( Incendiário ))
enviada por Décio
Um advogado de Charlotte, Carolina do Norte, comprou uma caixa de charutos muito raros e caros, e então contratou uma apólice de seguro contra incêndio e outros riscos. Dentro de um mês, tendo fumado todo o seu estoque desses charutões e ainda sem ter pago sequer a primeira parcela do prêmio do seguro, o advogado entrou com uma ação contra a seguradora.
Em sua ação, o advogado declarou que os charutos foram perdidos "numa série de pequenos incêndios." A companhia de seguro se recusou a pagar, citando a razão óbvia: que o homem consumiu os charutos do modo normal.
O advogado processou a seguradora ... e ganhou !
Ao proferir sua sentença, o juiz concordou com a companhia de seguro de que a reivindicação era frívola. Não obstante, o juiz declarou que o advogado contratou uma apólice de seguro com a seguradora, na qual esta concordou que os charutos eram asseguráveis e que também os asseguraria contra fogo, sem definir, no entanto, o que seria considerado "fogo
inaceitável", e por isso e estava obrigada a pagar a reivindicação.
Em vez de suportar a longa e cara apelação à sentença, a companhia de seguro aceitou a decisão e pagou $15,000.00 para o advogado pela sua "perda dos charutos raros, queimados nos incêndios".
AGORA A MELHOR PARTE.
Depois do advogado receber o cheque, a companhia de seguro mandou prendê-lo por 24 casos de INCÊNDIOS CULPOSOS PREMEDITADOS!
Com sua própria reivindicação de seguro e a jurisprudência do caso anterior sendo usada contra ele mesmo, o advogado foi condenado por incendiar intencionalmente a sua propriedade coberta por seguro e foi condenado a 24 meses na prisão e a $24,000.00 de multa.
Esta é uma história verdadeira e foi vencedora em 1º lugar no "Prêmio de Advogados Criminosos Recentes".
terça-feira, outubro 08, 2002
(( Justiça impede pai de nove filhos de continuar procriando ))
deu no Terra
A Corte Suprema dos EUA recusou hoje a apelação de um homem, pai de nove filhos, a quem um tribunal ordenou não ter mais filhos a menos que possa sustentá-los. Os juízes rechaçaram sem direito a apelação a solicitação de David Oakley.
A defesa argumentou que é inconstitucional a limitação pelo governo do direito de ter filhos. Oakley devia US$ 25 mil em pensão a filhos nascidos em diferentes relacionamentos dele. A primeira decisão foi proferida por um tribunal de Wisconsin.
Atualmente ele está em prisão condicional por cinco anos, depois que um juiz mudou a sentença anterior, de oito anos de prisão. Em 1999, o juiz Fred Hazelwood sentenciou que, enquanto estiver na condicional, Oakley não pode ter mais filhos a não ser que prove ter condições de sustentar os que já tem. "Se você acha que estou desrespeitando os seus direitos constitucionais, paciência," disse o juiz ao proferir a sentença.
Oakley, que intencionalmente se negou a pagar pensão aos filhos, está sujeito a uma pena de oito anos de prisão no caso de violar a condicional. Oakley, de 35 anos, tem filhos entre quatro e dezessete anos. A Suprema Corte de Wisconsin manteve a sentença, alegando que Oakley poderia estar preso, o que eliminaria completamente o seu direito de procriar.
"A recusa de pagar pensão aos filhos por parte de 'pais caloteiros' provocou uma crise com graves consequências para nossas crianças," disse o tribunal. Os advogados de Oakley argumentaram que a procriação era um direito fundamental e pessoal protegido pela Constituição.
O procurador-geral de Wisconsin, James Doyle, alegou que a decisão não limitou permanente ou significativamente o direito de Oakley de ter filhos. "Trata-se de uma condição muito específica, que limita apenas seu direito de procriar se ele continuar a infringir a lei. No final, este caso é uma grande tempestade em um copo d'água," disse Doyle aos juízes.
deu no Terra
A Corte Suprema dos EUA recusou hoje a apelação de um homem, pai de nove filhos, a quem um tribunal ordenou não ter mais filhos a menos que possa sustentá-los. Os juízes rechaçaram sem direito a apelação a solicitação de David Oakley.
A defesa argumentou que é inconstitucional a limitação pelo governo do direito de ter filhos. Oakley devia US$ 25 mil em pensão a filhos nascidos em diferentes relacionamentos dele. A primeira decisão foi proferida por um tribunal de Wisconsin.
Atualmente ele está em prisão condicional por cinco anos, depois que um juiz mudou a sentença anterior, de oito anos de prisão. Em 1999, o juiz Fred Hazelwood sentenciou que, enquanto estiver na condicional, Oakley não pode ter mais filhos a não ser que prove ter condições de sustentar os que já tem. "Se você acha que estou desrespeitando os seus direitos constitucionais, paciência," disse o juiz ao proferir a sentença.
Oakley, que intencionalmente se negou a pagar pensão aos filhos, está sujeito a uma pena de oito anos de prisão no caso de violar a condicional. Oakley, de 35 anos, tem filhos entre quatro e dezessete anos. A Suprema Corte de Wisconsin manteve a sentença, alegando que Oakley poderia estar preso, o que eliminaria completamente o seu direito de procriar.
"A recusa de pagar pensão aos filhos por parte de 'pais caloteiros' provocou uma crise com graves consequências para nossas crianças," disse o tribunal. Os advogados de Oakley argumentaram que a procriação era um direito fundamental e pessoal protegido pela Constituição.
O procurador-geral de Wisconsin, James Doyle, alegou que a decisão não limitou permanente ou significativamente o direito de Oakley de ter filhos. "Trata-se de uma condição muito específica, que limita apenas seu direito de procriar se ele continuar a infringir a lei. No final, este caso é uma grande tempestade em um copo d'água," disse Doyle aos juízes.
(( Falta de reconhecimento leva dona-de-casa a entrar em greve ))
deu na CNN
ALBANY, EUA -- Buscando um pouco mais de reconhecimento por seu trabalho, a dona-de-casa norte-americana Kathy Thompson decidiu fazer uma greve doméstica e acabou se tornando uma celebridade.
Kathy, que é do estado norte-americano de Indiana, está se recusando a lavar a roupa, a cozinhar ou a arrumar a cama desde o dia 25 de setembro.
Ela disse estar cansada de trabalhar, estudar e cuidar da casa enquanto seu marido Gary vai pescar.
VIDEO
Veja a reportagem da CNN.
Veja vídeo
(QuickTime, Real or Windows Media)
Quando sua campanha pouco convencional foi noticiada no jornal da cidade, Kathy começou a receber ligações de vários lugares do mundo.
"Terei algo para contar aos meus netos", comentou a dona-de-casa, de 45 anos, na sexta-feira passada.
Kathy está sendo convidada para dar entrevistas a vários canais de televisão norte-americanos e até a um da Alemanha.
Mas, provavelmente, ninguém está mais surpreso com toda essa reação do que seu marido.
"Ele achou espantoso", contou a dona-de-casa. "Eu acho que ele ficou um pouco chocado".
"Mas não fiz isso procurando publicidade, e sim por uma questão amor próprio", completou.
(Com informações da Associated Press)
segunda-feira, outubro 07, 2002
(( Enéas passa de 1,5 milhão e é deputado com mais votos na história ))
desta vez o surrealismo atingiu a eleição...
CAMILO TOSCANO
da Folha Online
Após disputar três eleições presidenciais, nas quais se notabilizou pelo pouco tempo de propaganda e pelo discurso nervoso e acelerado, o candidato a deputado federal Enéas (Prona) já ultrapassa a marca de 1,5 milhão de votos para o cargo, com 98,3% das urnas apuradas, a maior votação para a Câmara da história do país.
Enéas é o mais votado para o cargo numericamente e percentualmente (8,04% do total de votos válidos), superando a marca de Paulo Maluf de 672.729 de 1982 (5,8%).
O candidato do bordão "meu nome é Enéas" está com quase 1 milhão de votos à frente do segundo colocado, o presidente do PT, José Dirceu, que tem 2,85% dos votos válidos (549 mil votos). Em seguida vêm José Eduardo Cardoso (PT), que tem 1,55% dos votos válidos, e Celso Russomanno (PPB), com 1,33%.
sexta-feira, outubro 04, 2002
(( Ig Nobel premia piores pesquisas científicas do ano ))
da Folha Online
O Ig Nobel 2002 --sátira do Prêmio Nobel, entregue aos realizadores das piores pesquisas científicas já publicadas no mundo-- divulgou ontem o nome dos vencedores deste ano.
A cerimônia de entrega aconteceu na Universidade de Harvard (EUA), com a presença de muitos vencedores. De acordo com os organizadores, o prêmio é concedido às pessoas cujas pesquisas "não deveriam ser reproduzidas".
Conheça as pesquisas que receberam o Ig Nobel 2002, sátira do principal prêmio científico do mundo:
Biologia
"Comportamento de Flerte de Avestruzes com Humanos em Fazendas no Reino Unido", de Norma Bubier, Charles Paxton e Charles Deeming. Publicado na revista "British Poultry Science" em setembro de 1998.
Economia
Adaptação do conceito matemático de números imaginários para uso no mundo dos negócios por executicos, diretores e auditores das seguintes empresas: Enron (EUA), Lernaut & Hausbie (Bélgica), Adelphia (EUA), Banco do Comércio e Crédito Internacional (Paquistão), Cendant (EUA), CMS Energy (EUA), Duke Energy (EUA), Dynegy (EUA), Gazprom (Rússia), Global Crossing (EUA), HIH Insurance (Austrália), Informix (EUA), Kmart (EUA), Maxwell Communications (Reino Unido), McKessonHBOC (EUA), Merrill Lynch (EUA), Merck (EUA), Peregrine Systems (EUA), Qwest Communications (EUA), Reliant Resources (EUA), Rent-Way (EUA), Rite Aid (EUA), Sunbeam (EUA), Tyco (EUA), Waste Management (EUA), WorldCom (EUA), Xerox (EUA) e Arthur Andersen (EUA).
Física
"Demonstração da Lei da Decomposição Exponencial Usando Espuma de Cerveja", de Arnd Leike, da Universidade de Munique (Alemanha). Publicado no "European Journal of Physics" em janeiro.
Higiene
Máquina de lavar cães e gatos, inventado por Eduardo Segura, da empresa Lavakan de Aste, em Tarragona (Espanha).
Literatura
"O Efeito de Sublinhados Pré-existentes Inapropriados sobre a Compreensão da Leitura", de Vicki Silvers, da Universidade de Nevada, e David Kreiner, da Universidade de Missouri (EUA). Publicado na revista "Reading Research and Instruction" em 1997.
Matemática
"Estimativa de Área da Superfície Total de Elefantes Indianos (Elephas maximus indicus)", de K. P. Sreekumar e G. Nirmalan, da Universidade Agrícola de Kerala (Índia). Publicado da revista "Veterinary Research Communications" de 1990.
Medicina
"Assimetria Escrotal em Homens e em Escultura Antiga", de Chris McManus, da Universidade College London (Inglaterra). Publicado na revista "Nature" em fevereiro de 1976.
Paz
Bow-Lingual, tradutor de latidos, por "promover a paz e harmonia entre espécies". O equipamento foi criado pela empresa Takara, pelo Laboratório Acústico do Japão e pelo Hospital Veterinário Kogure.
Pesquisa interdisciplinar
Pesquisa sobre curativos sobre umbigo (quem compra, de que cor, quanto paga...), feita por Karl Kruszelnicki, da Universidade de Sydney (Austrália).
Química
"Reorganização da tabela periódica de tal forma que ela virasse uma mesa", por Theo Gray, da organização Pesquisa Wolfram, de Champaign (EUA).
quinta-feira, outubro 03, 2002
(( Vice-presidente da Veritas é demitido por diploma falso ))
da Reuters, em Mountain View (EUA)
Veritas em latim quer dizer verdade. Mas isso não impediu que o vice-presidente de finanças da Veritas Software mentisse sobre sua formação profissional.
A empresa, sediada no Vale do Silício, anunciou que demitiu o vice-presidente financeiro Kenneth Lonchar pelo fato de o executivo ter alegado, falsamente, que tinha um mestrado em administração de empresas pela Stanford University, localizada na região.
"Essa situação não tem qualquer influência sobre a nossa situação financeira ou sobre os nossos controles internos", disse o presidente-executivo da empresa, Gary Bloom, em conferência telefônica.
Lonchar não foi localizado para comentar o assunto.
As ações da Veritas --que se saíram melhor que a maioria em meio ao desastre do setor de tecnologia-- caíram para os níveis de 1998, e foram o segundo papel mais negociado na Nasdaq.
"Nossa primeira preocupação é a possibilidade de que a falsificação de suas credenciais educacionais pelo vice-presidente financeiro possa indicar que os resultados financeiros são suspeitos", disse Scott Phillips, analista da Merrill Lynch, em nota aos clientes. Após a notícia, a Merrill Lynch reduziu de "comprar" para "neutra" sua recomendação para as ações da Veritas.
A Veritas disse que qualquer trapaça está aparentemente limitada às credenciais educacionais de Lonchar. A empresa manteve suas previsões de receita de entre US$ 350 milhões e US$ 370 milhões no terceiro trimestre, com lucro de US$ 0,11 a US$ 0,13 por ação, excluídos itens contábeis extraordinários.
As ações do grupo, que chegaram a ser cotadas a US$ 174 em março de 2000, no pico da bolha tecnológica, terminaram o pregão em queda de US$ 2,77, ou 19,1%, para US$ 11,73.
Em relatório, George Gilbert, analista do Credit Suisse First Boston, disse ter visto a saída de Lonchar como positiva para o grupo. Gilbert disse que parecia haver uma já antiga tensão entre Lonchar e o presidente-executivo Bloom. "Havia preocupação quanto à relação de trabalho entre Lonchar e Bloom e recentemente surgiram novos boatos quanto à saída de Lonchar", disse.
A Veritas Software disse que Lonchar será representado pelo vice-presidente administrativo Jay Jones e que a empresa deve indicar um novo executivo para o posto de vice-presidente de finanças até o final do ano.
Representantes da Veritas disseram que um membro do conselho da companhia recebeu um e-mail não-solicitado de fora da empresa com a alegação do diploma falsificado de Lonchar.
(( Banco digita um zero a mais e vende US$ 4 bi em ações na Bolsa de NY ))
da BBC e da Reuters
Um erro de digitação provocou constrangimento ontem à tarde a Bolsa de Nova York. O banco norte-americano Bear Stearns emitiu uma ordem de venda de US$ 4 bilhões em ações. O valor correto deveria ser de US$ 4 milhões.
A bolsa conseguiu cancelar a maior parte da operação, com exceção de US$ 622 milhões, que o banco teve de assumir como negócio.
O Bear Stearns disse à agência Reuters que o erro não teve impacto financeiro na empresa. Ontem, a Bolsa de Nova York fechou com baixa de 2,3%.
Em maio do ano passado, o índice FTSE, da Bolsa da Londres, caiu mais de 2% depois que um operador digitou 300 milhões de libras, em vez de 30 milhões, numa ordem de venda.
Em 1998, um operador da Salomon Brothers vendeu por engano 850 milhões de libras em papéis do governo francês quando debruçou sobre o teclado do computador.
No fim do ano passado, as ações da Exodus, uma empresa falida de internet, saltaram 59.000% quando um operador ofereceu US$ 100 por papéis que na época valiam US$ 0,17.
(( Médico diz que Mona Lisa pode ter sido vesga e careca ))
deu no Terra
A "Mona Lisa", a mulher imortalizada por Leonardo da Vinci em um dos quadros mais famosos da história, pode ter sofrido de estrabismo, paralisia facial e alopecia. Pelo menos é o que afirma o médico espanhol Julio Cruz y Hermida, que acaba de publicar o livro A Gioconda vista por um médico, em que analisa as possíveis doenças da protagonista do quadro.
Cruz y Hermida, que apresentou esta tese em uma recente conferência na Real Academia espanhola de Medicina, assegurou hoje que a "Mona Lisa" tinha um estrabismo que o autor do quadro tentou dissimular. A mulher imortalizada por Da Vinci também sofria de paralisia facial, que se reflete nesse "esboço de sorriso", e alopecia, oculta com uma peruca, afirmou o médico na apresentação do livro na cidade de Málaga.
Cruz y Hermida disse que esse "estrabismo foi corregido pelos pincéis" nos primeiros esboços da obra, que estão no Museu de Chantilly (França) e mostram um olhar distinto do da definitiva Mona Lisa.
A protagonista do quadro também deve ter sofrido um problema cutâneo chamado esclerodermia - um endurecimento da pele - e que teria sido igualmente "dissimulado" por Leonardo da Vinci, segundo o médico. "Outra possível patologia que pode ser deduzida da contemplação da tela é um bruxismo, que pode ter sido causado pela perda de dentes, daí aparecer com a boca fechada, para ocultá-lo", explica Cruz y Hermida.
"Esta mulher, que no momento de posar deveria ter vinte e poucos anos, perto dos 30, e chegou a uma idade avançada para sua época, mais de 60 anos, também sofreu de uma alopecia que afetava as sobrancelhas e os cílios, e suspeita-se que estivesse grávida", diz Cruz y Hermida.
(( Insatisfação com bolinhos da vovó leva menino a chamar a polícia ))
deu na CNN
LINZ, Áustria -- Um menino austríaco de 4 anos ficou tão irritado com o gosto ruim dos bolinhos de ameixa que sua avó lhe havia preparado que resolveu ligar para o serviço de emergência, em busca de socorro.
Pego de surpresa, o policial que atendeu a chamada, na cidade de Linz, perguntou ao queixoso-mirim o que este pensava que as autoridades podiam fazer no seu caso.
O menino não soube responder, segundo a emissora de televisão ROF.
Depois de muita conversa, o policial exortou o menino a dar mais uma chance para os bolinhos da vovó.
O garoto concordou e desligou o telefone.
(Com informações da Reuters)
quarta-feira, outubro 02, 2002
(( Pesquisa: o sexo no escritório ))
Para muitos americanos, é uma boa idéia
deu no Estadão
A pesquisa foi feita "on line", nos EUA, pela revista feminina Elle e uma rede de televisão. Resultado: 41% dos americanos consultados já tiveram algum tipo de relação sexual com colegas de trabalho e, o que é mais significativo: na metade dos casos, esse relacionamento se deu sobre as mesas de trabalho e ou de reuniões, em sofás, nos banheiros e mesmo nas escadarias dos prédios.
E, para 90% dos pesquisados, a idéia de fazer sexo no local de trabalho não é absolutamente desagradável e, aliás, muito pelo contrário. Foram ouvidas mais de 31 mil pessoas, com idade média de 33 anos no caso das mulheres e 36 no dos homens. Convidados a narrar suas experiências, muitos se entusiasmaram, como um especialista de comunicações, de 32 anos que, descontraído, conta que "pintou e bordou": "Minha mulher e eu nos conhecemos no local de trabalho, e a atração física entre nós era tão grande que fazíamos amor onde quer que fosse. O sexo, porém, não nos impedia de cumprir nossos deveres."
Janet Lever, socióloga da Universidade da Califórnia e coordenadora da pesquisa, comenta que ter um caso amoroso no trabalho é um estímulo que torna mais leve a jornada e ajuda a trabalhar melhor. Outro dado interessante: a porcentagem dos que se deixam seduzir pelo fascínio do poder é maior no caso das mulheres (em tempo: estamos falando dos EUA, onde a pesquisa foi feita). No exemplo clássico do chefe, ou chefa, que tem uma secretária, ou secretário, as mulheres seduzidas são 53%, e os homens 20%. O fator delicado, neste tipo de relacionamento, é o perigo da represália quando o colega que decide romper o relacionamento ocupa o cargo inferior.
Outros fatores de incômodo: o ciúme e a inveja dos colegas (por que ele e não eu?), que leva, freqüentemente, a denúncias de "favoritismos". Uma preocupação revelada pelos 41% que responderam sim à pergunta inicial da pesquisa: as normas contra assédio sexual vigentes em grande parte das empresas, majoritariamente consideradas excessivas: apenas 9% deste universo concordaram que olhadelas e sorrisos podem ser classificados como assédio.
A história toda pode complicar-se no reverso da medalha, ou seja, no rompimento. Uma pesquisada de 38 anos contou, angustiada: "Eu saía com um colega porque me sentia sozinha, apenas isso. Mas, quando resolvi romper, minha vida no escritório transformou-se num pesadelo." Aí, diz a socióloga Janet Lever, a solução pode ser uma só: procurar outro emprego.
(( Ladrões anunciam greve na Colômbia ))
deu no Estadão
BOGOTÁ – Ladrões de Cali realizarão, domingo, uma greve, em protesto contra a “corrupção estatal e os saques aos cofres públicos”. O anúncio foi feito ontem, pelos organizadores do ato.
Em declarações à emissora RCN, o porta-voz do protesto, José Nieto, disse que a paralisação de atividades proposta pelos ladrões tem o objetivo de “rechaçar os contínuos casos de corrupção, saques públicos e crimes de colarinho branco”. Segundo ele, o centro da manifestação será a Plaza de Caicedo, na região central de Cali, mas deve estender-se simultaneamente por outros bairros.
Os delinqüentes comprometeram-se a suspender os assaltos no dia da greve, mas não descartaram a possibilidade de a paralisação ser “sabotada” por colegas que furem a greve. “Eu posso mantê-los quietos por um tempo, mas não posso assegurar que, mais tarde, eles não cometerão roubos”, afirmou o organizador.
“Estamos cansados de ser roubados pelos que mais tiveram oportunidades neste país”, disse Nieto, conhecido pelos ladrões profissionais colombianos como o “poeta” do furto. Segundo ele, os bandidos esperam que a greve incentive a realização de uma “greve geral de ladrões”.“Estamos convictos de que no dia em que declararmos uma greve geral, os cofres do Estado recuperarão dinheiro”, afirmou. (DPA e AFP)
terça-feira, outubro 01, 2002
(( Capital da China proíbe cuspe em público ))
da Reuters, em Pequim
O governo de Pequim proibiu a população hoje de cuspir em público e de jogar lixo nas ruas em meio a uma campanha para limpar a cidade, que recebe um congresso do Partido Comunista em novembro e os Jogos Olímpicos em 2008.
Decretos elaborados pela prefeitura no Dia Nacional também prevêem que os responsáveis pela fixação ilegal de cartazes ou de propaganda serão multados em 1.000 iuans (US$ 120), informou a agência de notícias oficial "Xinhua".
"Cusparadas ou o ato de jogar lixo em áreas públicas também estão proibidos, e os infratores podem receber multas que vão de 20 a 50 iuans (de US$ 2,4 a US$ 6)", disse a "Xinhua". Os regulamentos visavam "garantir que a capital esteja limpa e em ordem", acrescentou.
Cuspir em locais públicos é um costume presente na maior parte da China. A prática, apesar de ser alvo esporádico de campanhas para desencorajá-la, é considerada algo natural e uma função necessária do organismo.
A China prometeu investir bilhões de dólares nos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2008. Entre esses estão um grande projeto de reforma de Pequim, uma limpeza ambiental e uma campanha para ensinar inglês para os motoristas de táxi da capital.
Autoridades municipais também investiram contra a criminalidade e realizam campanhas de limpeza às vésperas do congresso do Partido Comunista, marcado para começar em 8 de novembro, e no qual, prevê-se, será anunciada a aposentadoria de vários líderes importantes do país.
(( LOUROS NATURAIS VÃO DESAPARECER EM 200 ANOS ))
enviado por Alê Alves
Deu na BBC
Cientistas dizem que não há pessoas suficientes com genes que determinam essa característica.
As últimas pessoas naturalmente louras vão desaparecer dentro de 200 anos, de acordo com cientistas.
Um estudo feito por pesquisadores na Alemanha afirma que pessoas com cabelo louro são uma espécie ameaçada e estarão extintas até 2202.
Os cientistas prevêem que o último louro natural vai nascer na Finlândia - o país com a mais alta proporção de louros.
Eles dizem que não há pessoas o suficiente com o gene que produz essa característica atualmente para poder fazer com que ela continue existindo além dos próximos dois séculos.
Louras falsas
O problema é que cabelos louros são resultado de um gene recessivo.
Para que uma criança tenha cabelos louros, é necessário que ela tenha os genes nos dois lados da família na geração dos avós.
Os pesquisadores também acreditam que as louras falsas podem ser culpadas pelo desaparecimento das naturais.
Segundo eles, as louras falsas são mais atraentes para os homens, que as preferem como parceiras às verdadeiras.
Desvantagem
Mas Jonathan Rees, professor de dermatologia na Universidade de Edinburgo, na Escócia, afirmou ser improvável que pessoas louras desapareçam completamente.
"Genes não desaparecem, a não ser que haja alguma desvantagem na sua existência", disse ele à BBC.
"A única razão para que as pessoas louras desaparecessem seria haver alguma desvantagem nessa característica, o que eu não acho que seja o caso."
"A quantidade de louros pode diminuir, mas eles não vão desaparecer", afirmou.